Poder Legislativo tem sessão marcada por ações em prol da saúde da mulher

por Imprensa publicado 24/10/2023 20h35, última modificação 24/10/2023 20h37
Em alusão ao outubro rosa, sessão conta com aprovação da Secretaria da Saúde e tem votação do Projeto de Lei do programa “Guarapuava é rosa de janeiro a janeiro”
Poder Legislativo tem sessão marcada por ações em prol da saúde da mulher

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Casa decorada, visitas especiais e votação de um projeto de lei importante para a saúde das mulheres guarapuavanas. Foi dessa forma que o Poder Legislativo realizou a sua sessão em alusão ao Outubro Rosa. Os vereadores também se somaram à causa, utilizando uma camiseta em apoio ao programa “Guarapuava é rosa de janeiro a janeiro”.

E foi justamente para explicar sobre essa ação, que a Secretária de Saúde de Guarapuava, Chayana Andrade, e a Diretora do Departamento de Atenção (DAS) da Saúde da Secretaria de Saúde, Fabiula Pereira Lino de Assis, participaram da sessão. Elas estiveram acompanhadas pela equipe da pasta. A Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, também participou do evento.

A ideia de transformar o programa em uma Lei é uma forma de institucionalizar esse cuidado com a saúde das mulheres, fazendo que essa ação perdure no futuro. “Pensando na qualidade da assistência humanizada e individual, refletimos sobre trazer esse Projeto de Lei porque amanhã já não podemos mais estar na Secretaria, mas o programa continua”, explicou Chayane.

Nesse sentido, o intuito, como explicou a secretária, é trazer a conscientização e a busca ativa das mulheres pelo autocuidado. O “Guarapuava é rosa de janeiro a janeiro” pretende facilitar o acesso aos cuidados de prevenção, permitindo, por exemplo,  que a coleta do exame preventivo seja agendada por meio do aplicativo “Fala Saúde”.

Projeto de lei ligado ao programa é votado

Além disso, entrou na ordem do dia o Projeto de Lei Ordinária (L) 104/2023, assinado por todos os vereadores,  que oficializa o programa “Guarapuava é rosa de janeiro a janeiro” como uma política pública no município. Bruna Spitzner (Podemos), que protocolou a proposição, explica que a iniciativa surgiu na própria Secretaria de Saúde, sendo sugerido ao Poder Legislativo. O documento foi aprovado por todos os vereadores e vereadoras presentes, em duas votações, já que uma sessão extraordinária aconteceu na sequência.

Com a aprovação, a ideia é oficializar o ímpeto de promover a prevenção durante todo o ano. “Haverá facilidade de acesso das usuárias do Município de Guarapuava ao rastreamento de câncer de colo de útero e mama, a partir da ampliação de horários e dias de atendimento na atenção primária à saúde durante todo o ano, e não apenas em outubro”, comentou a vereadora;

Um aspecto interessante do PL 104/2023 é a previsão da ampliação dos horários de atendimento de atenção primária. A ideia é que isso dinamize o acesso das usuárias que fizeram o agendamento, por meio do aplicativo, além de possibilitar o acompanhamentos das faltantes.

Diminuindo o gargalo nos atendimentos

A ampliação de horário e o incentivo a procura por cuidados nos demais meses visa também diminuir o gargalo que acontece durante essa época do ano. Por conta da campanha do Outubro Rosa, a realização de exames fica concentrada durante o período, sobrecarregando a rede de saúde e fazendo com que o prazo de espera para realização de exames e obtenção dos resultados aumentem.

Uma maneira encontrada de aliviar essa questão é o incentivo que as mulheres façam os exames preventivos e de rastreamento durante o mês de seu aniversário. “Pensando também no servidor, para prestar o serviço com qualidade, e essa munícipe tenha uma consulta, e não só uma coleta de preventivo. Por isso buscamos diluir isso nos 12 meses do ano, de preferência no mês de aniversário da mulher. E ela fica ali com essa ideia, de que no mês de aniversário precisa fazer o exame”, explicou Fabiula Pereira Lino de Assis.