Wilson Anciuti, fazendo a diferença entre pessoas e projetos

por Imprensa publicado 09/10/2023 17h34, última modificação 09/10/2023 17h34
Na segunda matéria do especial do dia do vereador, Wilson Anciuti (União Brasil) destaca as ações que vem realizando em prol das pessoas que o procuram

Depois de bater na trave em 2016, Wilson Anciuti (União Brasil) viu em 2020 a oportunidade  de ajudar as pessoas ao máximo possível surgir ao ser eleito para o cargo de vereador. A eleição marcou também uma nova etapa em sua vida.

Agora, ele busca utilizar as experiências como técnico de enfermagem em instituições como Hospital Santa Tereza, Tempo de Viver, Prosan, CAPS II e CAPS AD, para fortalecer a luta pela saúde e, em especial, saúde mental.

Ao destacar sua atuação nesses quase 3 anos de mandato, Wilson gosta de falar em pessoas e projetos. Não porque ele pensa que uma coisa se separa da outra, mas sim por dar atenção especial. Ele acredita que quando buscam seu gabinete, é porque necessitam de ajuda. “Eu não deixo nada engavetado. Eu corro atrás e tento fazer acontecer”, comenta.

O que mais enche o coração de Wilson de orgulho não são apenas os projetos que ele ajudou a concretizar, mas as vidas que ele impactou positivamente. Ele lembra com emoção de um casal que chegou desesperado em seu gabinete, com um bebê que precisava de tratamento médico urgente. Ele fez o que pôde, dentro das limitações legais, para ajudar. “Dias atrás a mãe me traz  a criança aqui e ela diz assim pra mim ‘o nosso filho está vivo por causa de você’. Eu falei ‘não, ele está vivo por causa de Deus. Eu só fiz a minha parte’”, confidencia.

Causa dos cemitérios

Quanto aos projetos, ele destaca sua luta pelos cemitérios municipais. Com indicações e contatos com o executivo, Wilson diz ter conseguido uma remoção legal de um pinheiro em um cemitério, que poderia cair sobre os túmulos. Morador da Vila do Jordão, o vereador também cita um projeto de ampliação do cemitério no bairro, que permitirá que a comunidade enterre seus entes queridos sem precisar se deslocar muito.

Ainda nesse assunto, ele lembra do Cemitério Santo Antônio, no Residencial 2000. O local possuía apenas uma cerca de arame ao redor. “Em uma das entradas da nossa cidade, do nosso município. Fui procurado por empresários que pediram pra que eu fosse e corresse atrás. Hoje está lá o resultado”, comenta. Recentemente foi entregue uma obra de melhorias no lugar, com uma cerca de concreto, pavimentação das ruas e um portão.

Hospital psiquiátrico para Guarapuava

Olhando para o futuro, Wilson tem um sonho que ele ainda busca realizar. Trazer um hospital psiquiátrico para Guarapuava e toda a região. Esse é um objetivo que se alinha com seu histórico profissional como técnico de enfermagem em instituições voltadas à saúde mental.

Ele vem colaborando com parceiros interessados no projeto e buscando apoio para concretizar esse projeto.  “A gente está nos trâmites com o hospital de Piraquara, o Hospital São Julian, que tem a vontade de vir para aí sim. Aí seria o meu sonho realizado como vereador, como político”, conclui.

Essa é mais uma matéria do especial do dia do vereador, celebrado no mês de outubro. Ao longo desse mês você acompanhará conteúdos exclusivos com os parlamentares de Guarapuava.