Violência política contra as mulheres é tema de palestra na Câmara Municipal

por Imprensa publicado 15/03/2023 22h01, última modificação 15/03/2023 22h01
Violência política contra as mulheres é tema de palestra na Câmara Municipal

A Procuradoria da Mulher promoveu um debate importante sobre a violência política contra as mulheres, em um contexto político ainda predominantemente masculino. As mulheres representam cerca de 52% dos eleitores totais, e apesar das políticas eleitorais de equidade, as mulheres que ocupam espaços políticos ainda sofrem diversas formas de violência.
Durante o evento, a procuradora municipal da mulher, vereadora Bruna Spitzner, destacou a importância de discutir esse tema para estimular cada vez mais a participação feminina na política. A bancada feminina da câmara municipal ainda conta com apenas 4 vereadoras, o que demonstra a necessidade de ações para promover a igualdade de gênero nesse ambiente.
O Presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Pedro Moraes, parabenizou a iniciativa da procuradoria em promover a conscientização sobre o tema. A palestrante, Dra. Mariana Bazzo, contextualizou a formação do conhecimento ocidental em bases filosóficas que colocavam as mulheres em posição de inferioridade física e intelectual, o que influenciou o cerceamento dos espaços permitidos às mulheres. Um dos dados apresentados mostrou que os primeiros mecanismos de proteção às mulheres foram criados para protegê-las dentro da esfera doméstica, e a necessidade de ampliação desses mecanismos surgiu quando as mulheres passaram a ocupar mais espaços públicos. O debate destacou a importância de se combater a violência política contra as mulheres através de ações afirmativas para promover a igualdade de gênero na política e na sociedade em geral.

📸 Clique aqui para mais imagens