Vereadores prestigiam lançamento do Caps AD III

por Imprensa publicado 16/04/2014 14h50, última modificação 19/05/2016 08h09
O presidente Edony Kluber (PSD) relembrou que a proposta para inclusão deste benefício no PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) foi acatada por unanimidade

Na manhã desta terça-feira (15), os vereadores de Guarapuava acompanharam o lançamento da Rede de Saúde Mental do Paraná e a inauguração do Caps AD III (Centro de Atenção Psicossocfial de Álcool e Outras Drogas), localizado no antigo hospital Nossa Senhora de Belém.

O primeiro com amplitude regional no Estado, o Caps AD III divide o seu atendimento entre Adulto e Infanto-juvenil, inclusive com unidades de acolhimento específicas. Gerido pelo CIS Centro-Oeste (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Oeste), a estrutura conta, inicialmente, com uma equipe composta por 78 profissionais entre médicos, psicólogos, assistentes sociais e demais funções. O custeio é feito pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado através do Fundo Municipal de Saúde de Guarapuava, que, por meio de convênio, repassa a verba ao CIS Centro-Oeste.

O presidente da Câmara, Edony Kluber (PSD), relembrou que o Projeto para inclusão deste benefício no PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) foi acatada por unanimidade, durante sessões extraordinárias realizadas no início do ano. “Quando o Executivo nos encaminhou esta proposta, todos os legisladores sabiam de sua importância e não mediram esforços para aprova-la. Somos parceiros dos bons projetos e programas para o município”, destacou.

O espaço vai aliar serviços especializados de assistência para dependentes de álcool, crack e outras drogas. Uma ala será destinada ao acompanhamento de saúde e reinserção social dos pacientes por meio de atividades terapêuticas.

A outra ala é um local aberto, de uso voluntário, que oferece moradia temporária a pacientes em tratamento. O serviço também deverá apoiar o paciente na busca de emprego, estudo e outras alternativas de moradia. O período máximo de acolhimento é de seis meses.

A intenção é que as equipes multiprofissionais do serviço atuem de forma integrada, potencializando os resultados do tratamento do paciente. A Rede de Saúde Mental objetiva organizar, em todo o Paraná, os serviços públicos de saúde para promover o cuidado integral às pessoas com transtornos mentais ou necessidades decorrentes do uso de drogas.

Com informações da AEN e Secom/Guarapuava