Vereadores prestigiam assinatura de convênio que garante mais recursos ao Projeto Parque Escola

por Imprensa publicado 08/05/2014 16h32, última modificação 19/05/2016 08h09
Presidente Edony Klüber, Valdir Kukelcik, Mario Scheidt, Jabur do Motocross, Ademir Fabiane e Celso Costa acompanharam o evento

Um dos principais pontos turísticos de Guarapuava, o Parque das Araucárias foi palco da assinatura de mais um convênio entre Prefeitura e IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Na manhã desta quarta-feira (07), o repasse de recursos para a execução municipal do Programa Parque Escola foi oficializado em cerimônia que reuniu o prefeito de Guarapuava, Cesar Filho, o presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto, o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo, do presidente da Câmara, Edony Klüber (PSD), além dos vereadores Valdir Kukelcik (PPS), Mario Scheidt (PHS), Jabur do Motocross (PRB), Ademir Fabiane (PSD) e Celso Costa (PPS).

“Aqui, reafirmamos na prática aquilo que parecia ser apenas um ideal romântico em prol da preservação do meio ambiente. Os efeitos do que estamos fazendo talvez possam ser medidos só daqui alguns anos, mesmo assim agimos de acordo com a certeza do resultado.  É necessário fortalecer os instrumentos de educação ambiental para que tenhamos bases sólidas para a construção do nosso futuro”, declara o prefeito Cesar Filho. Os R$ 150 mil recebidos pelo convênio serão destinados para a reestruturação do Centro de Educação Ambiental João Luiz Toledo, no próprio parque, e para a implantação de infraestrutura para o desenvolvimento do projeto.

De acordo com o presidente Klüber, o programa deve ser ressaltado, visto o prêmio conquistado em 2013. “Parabenizamos o Poder Executivo, principalmente a secretaria de Meio Ambiente, pelo prêmio Gesto Público Paraná. Isso comprova que as ações desenvolvidas resultaram em bons resultados. Devemos ter a atenção focada na biodiversidade, que proporcionará um mundo melhor as futuras gerações”, destacou.

O chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), Valdir Kukelcik, que neste ato representou o secretário de Estado da Educação, Paulo Shmidt, relembrou que os alunos devem resgatar a educação ambiental, sendo esta a premissa do Parque Escola. “Através de ações que envolvam a comunidade para a sensibilidade ambiental haverá a ética do cuidado, que é essencial para a vida e o planeta”, ressaltou.

Fruto da parceria entre as secretarias estaduais de Educação e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e IAP, o Programa Parque Escola tem como objetivo desenvolver ações educativas dentro das próprias unidades de conservação da biodiversidade. “Os alunos vêm até aqui e conhecem a maior diversidade de espécies do Brasil, o que ressalta a preocupação com sua preservação. Não há desenvolvimento de verdade sem a preocupação com o meio ambiente. Sem conservação não há futuro, temos que estar cientes disso, e essa conscientização nasce de ações como esta”, destaca o presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto.

Em 2013, o Parque das Araucárias tornou-se a primeira Unidade de Conservação Municipal no Paraná a receber o programa e já atendeu cerca de 8 mil alunos de escolas públicas e particulares de diversos níveis de ensino de Guarapuava e região.

Com informações da SCS/PMG