Vereadores e vereadoras aprovam repasse de R$ 3,7 milhões para o Complexo Social da Pessoa Idosa
A Câmara de Guarapuava aprovou em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária (E) 55/2025, proposto pelo Poder Executivo, que autoriza a abertura de um crédito adicional especial no orçamento do município. O valor total do crédito é de R$ 3.783.711,55.
O Projeto de Lei (E) 55/2025 justifica-se pela necessidade de inserir este montante no Orçamento Anual do Município, especificamente na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). A verba será destinada ao Complexo Social da Pessoa Idosa.
Estruturação do Complexo Social da Pessoa Idosa
De acordo com o projeto, os recursos são provenientes do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FIPAR). O montante será usado na aquisição de equipamentos, garantindo um ambiente adequado, acolhedor e funcional para o Centro de Convivência do Idoso.
A aplicação dos recursos será fiscalizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com a aquisição dos equipamentos sendo realizada por meio de processo licitatório.
Ainda de acordo com o texto do projeto, o Complexo Social da Pessoa Idosa atenderá, em média, 180 usuários por dia, e deve ser um espaço de referência, promovendo convivência, pertencimento e valorização da pessoa idosa. No local, será executado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com foco na promoção da saúde, integração social, fortalecimento de vínculos, autonomia e qualidade de vida.









