Vereadores da Comissão de Saúde avaliam positivamente o funcionamento da UPA – Batel

por Imprensa publicado 27/03/2014 13h10, última modificação 19/05/2016 08h09
Rodrigo Crema (PMDB), Nerci Guiné (PHS) e Airson Horst (PPS) visitaram o local na manhã da última quarta-feira (26)

Na manhã da última quarta-feira (26), os vereadores que integram a Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social realizaram vistoria na UPA (Unidade Pronto Atendimento), do bairro Batel, e avaliaram positivamente o funcionamento da Casa de Saúde.

Acompanhados dos assessores técnicos João Cato e Anderson Fadel, o presidente Rodrigo Crema (PMDB), a relatora Nerci Guiné (PHS) e o membro Airson Horst (PPS) visitaram todas as salas do prédio, conheceram detalhes sobre os equipamentos adquiridos, averiguaram os processos de atendimento e ocorrência, entre outras ações.

De acordo com Crema, os legisladores presentes ficaram contentes com o que viram, pois confirmaram a eficiência da UPA. “Percebemos que o local funciona de uma maneira totalmente positiva e os pacientes nos relataram satisfação com o atendimento. Obviamente que ainda precisa melhorar em alguns aspectos, mas a população não esta sendo prejudicada”, destacou.

Segundo Horst, o papel fiscalizador do legislador é de fundamental importância para o bom crescimento do município. “Acredito no princípio da transparência. O Legislativo, como um Poder isolado, deve participar deste processo, sendo o acompanhamento de importantes obras e discussão de alternativas para o desenvolvimento um dos nossos papéis”, argumentou.

Intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, a UPA funciona sete dias por semana para casos urgência e emergência. Tem estrutura para atendimento geral e infantil, com uma ala própria para a pediatria; dois leitos para estabilização de pacientes em estado grave, com suporte até que o paciente seja transferido para UTI de um hospital; seis leitos de observação masculinos, seis femininos, seis infantis e oito para aplicação de medicamentos, além de sala de isolamento para doenças infecto-contagiosas.

O local conta ainda com sala para exames laboratoriais e de raio-x.