Vereadores consultam Executivo sobre tornar facultativo o uso de máscaras

por Imprensa publicado 08/03/2022 19h43, última modificação 08/03/2022 19h43
Requerimento número 22/2022, de autoria de 15 Vereadores, foi votado e aprovado na sessão de hoje

Alto número de pessoas com o ciclo de cobertura vacinal contra a covid-19 completo, índices de contaminação em constante queda, e a significativa redução nos casos de internamento e de utilização dos leitos de UTI. Estes são os principais dados apontados pelos 15 Vereadores que solicitam à administração municipal um estudo sobre a possibilidade de tornar facultativo o uso de máscaras de proteção em locais abertos e fechados em Guarapuava.

O tema é tratado no Requerimento número 22/2022, votado e aprovado na sessão de hoje, 8 de março. De acordo com os autores, os números sugerem que a pandemia está sob controle no município.

Na sessão desta segunda, 7, o Vereador Rodrigo Crema, que é médico, levantou o debate e destacou faltarem estudos suficientes para embasar a continuidade do uso de máscaras. “A utilização inadequada, inclusive, pode causar outros problemas de saúde, pois sabe-se que após três horas de uso ela fica contaminada. E sabemos que a população carente usa a mesma máscara por semanas, reduzindo o nível de proteção a praticamente zero”, afirmou. Para ele, a flexibilização é uma tendência em todo o Brasil.

“A máscara é muito mais importante para quem está com covid-19, pois com o seu uso propaga-se menos o vírus. Então que seja obrigatório para os positivados, por dez dias”, sugeriu.

Para o Presidente, Vereador João Napoleão, o debate é necessário. “Entendemos que temos uma realidade segura para começar a pensar na dispensa deste item de proteção que foi tão importante na pandemia. Então tomamos o cuidado de consultar profissionais e técnicos da área da saúde a respeito e vamos aguardar a posição do Executivo”, explicou.

São autores do Requerimento os Vereadores João Carlos Gonçalves, Marcelinho, Paulo Lima, Vardinho, Gilson da Ambulância, Sidão, Celso Costa, Cristóvão da Cruz, Danilo Dominico, Dognei, Joel Barbosa, Marcio Carneiro, Nego Silvio, Professor Saulo e Rodrigo Crema.