União entre Câmara e Prefeitura marca início do 2º Período Legislativo em Guarapuava
O segundo semestre legislativo começou oficialmente na Câmara de Guarapuava nesta segunda-feira (04/08), com a presença do prefeito Denilson Baitala (PL) e de seu secretariado. O gesto simbólico reforçou o alinhamento entre os Poderes Legislativo e Executivo , que vêm defendendo a união institucional como caminho para o desenvolvimento da cidade.
O 2º Período Legislativo se estende de agosto a dezembro e é tradicionalmente marcado por votações de grande relevância para o futuro de Guarapuava. Entre elas, destacam-se as legislações orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração do orçamento municipal para 2026, e o Plano Plurianual (PPA), que estabelece metas estratégicas para os próximos quatro anos.
Objetivos para Guarapuava
Na Casa de Leis, Baitala destacou as prioridades da gestão municipal para os próximos meses, como o enfrentamento do déficit habitacional, por meio da ampliação de moradias populares, e o aumento no número de leitos hospitalares. O prefeito ressaltou a necessidade de cooperação entre as instituições para viabilizar essas soluções.
Outro ponto abordado foi a retomada de voos comerciais em Guarapuava. “Nós temos que nos unir: Legislativo, Executivo e a população, e chegarmos até o Governo do Estado, até o Governo Federal. Tanto eu quanto o presidente Pedro Moraes concordamos que não é possível pensar em uma Guarapuava empreendedora, crescendo como merece, sem um aeroporto em funcionamento”, pontuou.
O presidente da Câmara, Pedro Moraes (MDB), reforçou a importância do diálogo entre os poderes. “Como foi dito em nossa tribuna, nós precisamos urgentemente discutir nossos leitos hospitalares, precisamos debater o setor de logística e o nosso aeroporto. Queremos ele funcionando e voando. Tudo isso precisa ser feito com estratégia e união. E o que demonstramos aqui hoje é isso: Guarapuava está unida em torno do desenvolvimento”, concluiu.
Acompanhe os discursos da 1ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo clicando aqui.