Transporte Coletivo Distrital de Guarapuava é discutido pelo Poder Legislativo

por Imprensa publicado 22/03/2023 13h55, última modificação 22/03/2023 13h59
Vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 86/2022, que regulamenta o Transporte Coletivo Municipal Distrital de passageiros
Transporte Coletivo Distrital de Guarapuava é discutido pelo Poder Legislativo

Vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária (E) nº 86 de 2022

Atualizar a legislação a respeito da organização do Transporte Coletivo que atende à população dos distritos de Guarapuava. É com esse objetivo que foi proposto o Projeto de Lei Ordinária (E) nº 86 de 2022, de autoria do Executivo Municipal.

O item entrou na pauta do poder legislativo na sessão de 20 de março, sendo aprovado por todos vereadores.

O modelo proposto pela nova lei prevê o envolvimento do poder público e iniciativa privada. Para isso, a Administração poderá conceder concessões e permissões para empresas operarem as linhas distritais.

A SETRAN (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) ficará responsável pelo planejamento para essa o transporte distrital. Além disso, será do órgão a responsabilidade por fiscalizar os serviços prestados.

População pede aumento de horários

Aproveitando sua justificativa de voto, a vereadora Professor Terezinha (PT) lembrou que moradores do Distrito de Palmeirinha solicitam o aumento do horário dos números de ônibus nos horários do começo da manhã e final de tarde.

“São pessoas que vêm para cá para trabalhar e estão com dificuldades para voltar, com ônibus superlotados, ou precisam pegar carro de aplicativo porque só tem um ônibus”.

Adequação ao plano diretor

Na justificativa do projeto encaminhada ao Poder Legislativo, o Prefeito reforça a necessidade de atualizar a legislação.

“Visando, inclusive, atender os projetos de integração do transporte coletivo municipal de passageiros, bem como do novo Plano Diretor, regularizando, deste modo, as concessões e/ou permissões”, cita o documento.