Sessões ordinárias retornam na próxima segunda-feira (03)

por Imprensa publicado 31/01/2014 14h24, última modificação 19/05/2016 08h06
Período Legislativo terá novidades em relação aos anos anteriores. Diminuição do recesso parlamentar, de 90 para 41 dias

Na próxima segunda-feira (03), o 1º Período Legislativo Ordinário terá início na Câmara Municipal de Guarapuava. Todas as segundas e terças-feiras, às 19 horas, os vereadores se reúnem para a votação de matérias (Projetos e Requerimentos), discussão de assuntos relevantes, encaminhamento de propostas, recepção de convidados, para a explanação de determinado assunto; entrega de homenagens, formação de comissões, entre outros assuntos.

Para este ano haverá uma novidade em relação aos anteriores. Com a aprovação, por unanimidade, e publicação no Boletim Oficial do Município dos Projetos de Resolução nº 15/2013 e de Emenda a Lei Orgânica nº 03/2013, consolidou-se a diminuição do período de recesso parlamentar, que passará de 90 para 41 dias. Com a nova redação, as sessões ocorrem entre 01 de fevereiro a 20 de dezembro, sem a parada no mês de julho, como acontecia anteriormente.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), o primeiro ano de atividade parlamentar foi destacado pelo aprendizado e aprovação de importantes matérias. “Acredito que tivemos um ano positivo. Houve a consolidação do voto aberto, diminuição dos valores nas diárias e recesso parlamentar; melhores critérios para concessão de títulos honoríficos, audiências públicas, economia dos recursos públicos, melhorias no sistema de comunicação, disponibilização de matérias no ambiente online, entre tantas outras. A maioria dos vereadores ocupam um primeiro mandato, nos mostrando disposição e afinco para que as melhores decisões fossem tomadas”, destacou Kluber.

Por fim, ele destaca que a experiência adquirida, por todos os edis, será de extrema importância para uma melhor avaliação, neste ano. “Muitos vereadores participaram de cursos e palestras sobre os processos legislativos. Além disso, houve a participação prática, que ocorrera durante as solenidades. Com tal conhecimento, poderemos elaborar melhores proposições e que atendam aos interesses da comunidade”, finalizou.