Servidoras municipais são reconhecidas pela carga de trabalho durante a pandemia

por Imprensa publicado 29/03/2021 16h45, última modificação 29/03/2021 16h51
De acordo com proposição, as mulheres contribuíram significativamente para assegurar a prestação de serviços como educação, saúde, assistência social, segurança no trânsito e limpeza pública, bem como a qualidade das atividades, mesmo com excesso de trabalho

Está na Ordem do Dia da sessão de hoje, 29 de março, da Câmara Municipal de Guarapuava o Requerimento nº 26/2021, de autoria de todos os Vereadores, que requer que seja concedida Moção de Congratulações às servidoras da Administração do município em reconhecimento às suas atuações profissionais durante este um ano de pandemia de Covid-19, que alterou a forma e a carga de trabalho de muitos.

De acordo com a proposição, as mulheres contribuíram significativamente para assegurar a prestação de serviços como educação, saúde, assistência social, segurança no trânsito e limpeza pública, bem como para manter a qualidade das atividades mesmo com excesso de trabalho.

“Assim, coloca-se na pauta desta Casa a importância das mulheres e do seu trabalho justamente no mês em que fazemos memória das lutas das mulheres trabalhadoras. Sabemos que os homens atuam com a mesma eficiência e qualidade, todavia, o que pesquisas estão comprovando é que o impacto da pandemia no trabalho delas vem criando uma situação de desgaste como nunca se observou anteriormente”, afirma a justificativa.

Sobrecarga

Para se ter ideia, o relatório “Sem Parar – o Trabalho e a Vida das Mulheres na Pandemia1”, elaborado pela ONG SempreViva e pela organização de mídia Gênero e Número, aponta que 50% das mulheres no Brasil estão cuidando de alguém nesta pandemia enquanto também estão trabalhando no espaço público, e 72% das mulheres que cuidam de idosos ou crianças estão ocupando mais seu tempo com este cuidado, além da carga de serviços domésticos para todos os grupos. Situação que tem acarretado constantemente em quadros de ansiedade e depressão.

Em Guarapuava, dos 4.183 servidores da Administração Pública 3.424 são mulheres, o que corresponde a 82% do quadro funcional.  E elas estão lotadas, principalmente, nas Secretarias de Educação, Saúde e Assistência/Desenvolvimento Social, que são as políticas públicas que mais prestam apoio à população neste cenário de crise.

“Os estudos mais recentes realizados pela Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL indicam que a execução das políticas públicas, principalmente nestas áreas citadas, são fundamentais no combate à pobreza e às desigualdades sociais. Sem o trabalho destas servidoras de atendimento à população nas escolas municipais, CMEIS, CRAS, CREAS, UBSs, UPAs, Urgências Municipais, CRAMs, unidades de acolhimento de crianças e todos estes serviços, a crise socioeconômica agravada pela pandemia de COVID-19 seria ainda maior”, cita ainda o Requerimento.

Entrega

Os autores requerem também que a Moção seja encaminhada para todas as lotações e departamentos em que se encontram as servidoras, tanto na administração direta quanto indireta.

Foto: Prefeitura de Guarapuava