Reunião define novas metas para o S.O.S Guabiroba

por Imprensa publicado 24/10/2014 15h31, última modificação 19/05/2016 08h05
Projeto comandado pelos vereadores Mario Scheidt e Nerci Guiné visa à revitalização da Serra e Região da localidade

Na tarde da última quinta-feira (23), os representantes do “S.O.S. Guabiroba” (Plano de Revitalização da Serra e Região do Guabiroba), comandado pelos vereadores Mario Scheidt (PHS) e Nerci Guiné (PHS), se reuniram para definir as novas metas do programa. Além disso, durante o encontro, que ocorreu na sede da Sanepar, eles discutiram os resultados alcançados, campanha de conscientização e o papel dos membros na Caminhada Internacional da Natureza, marcada para o dia 15 de março do próximo ano.

O layout das 20 placas de conscientização, que serão fixadas em diversos locais da região, contendo informações sobre preservação da área permanente e do manancial, foi finalizado. “O próximo passo será encaminhar para a secretária de Comunicação, que produzirá a arte. Em seguida, o material ficará a disposição da empresa vencedora da licitação, responsável pela confecção”, explicou Guiné. “Em relação aos cartazes e folders, nós aguardaremos o esqueleto criado pelo pessoal do departamento de Biologia da Unicentro”, finalizou.

Outro assunto discutido foi a Campanha de Conscientização, tendo como principal objetivo inibir os crimes ambientais na Região da Serra do Guabiroba, para manter a qualidade da água na Bacia do Rio das Pedras, manancial de abastecimento do município de Guarapuava. “Realizaremos uma mobilização junto aos meios de comunicação da cidade, iniciativa que potencializará as premissas deste trabalho. Nas próximas reuniões, nós estabeleceremos datas e direcionamentos, além de buscarmos novas iniciativas”, frisou Scheidt, lembrando que o S.O.S Guabiroba se utilizará da Caminhada Internacional da Natureza como instrumento de divulgação sobre a importância da preservação da referida área.

Encabeçado pelos vereadores citados, todas as ações do Projeto são executadas através de parceria entre secretarias municipais; Associação dos Produtores, Moradores e Amigos da Campina do Guabiroba; Sanepar; 16º Batalhão de Polícia Militar; Unicentro; Instituto Ambiental do Paraná; Polícia Ambiental; Comunidade Bethânia; Comunidade e Paróquia Sant’ana.

Início dos trabalhos

Nerci Guiné relembrou os primeiros passos da proposta, que teve início em julho do ano passado. “Recebemos o morador Sandro Sestern, que nos relatou a situação lastimável pela qual a região passava. Desde então formamos uma comissão, representada por diversas entidades e poder público, e iniciamos as reuniões”, ressaltou Guiné.

Ainda segundo a legisladora, o primeiro problema detectado fora a quantidade de lixo jogado. “Nas outras semanas percebemos outras necessidades. Deste então, realizamos encontros mensais para buscarmos os melhores caminhos”, frisou Guiné, lembrando que um dos objetivos é restaurar a região, visando qualidade de vida aos moradores e preservar tal área de preservação permanente.

Ações

Dentre as ações executadas, que estão em andamento ou em processo licitatório, figuram a limpeza da área de conservação permanente; reconstrução da cerca de proteção; confecção de placas educativas para inibir a ação de vândalos; recuperação das pontes; colocação de dois containers para depósito lixo; produção de material informativo; abertura de um edital para concessão do serviço de transporte coletivo municipal na região; lançamento da Campanha de Conscientização citada, entre outros.

A representante da Associação do Guabiroba Juliana Przepiorski se manifestou favorável as ações e destacou o trabalho em conjunto que é realizado. “A nossa associação de moradores promove mutirões de limpeza, portanto não ficamos de braços cruzados. Contamos com o apoio de todos”, argumentou.

Ela ainda relembrou que, mesmo após a colocação dos containers, as pessoas ainda jogam lixo nos locais críticos da Serra e vândalos têm retirado as cercas de proteção. “Toda a população precisa ter a sensibilidade e compreender este processo de unidade. Não adianta buscarmos as melhores iniciativas e pouco tempo depois os problemas voltarem, devido o pensamento egoísta de alguns”, destacou.

S.O.S Guabiroba

O S.O.S. Guabiroba é um conjunto de projetos de revitalização e tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores, além de proteger esta área de preservação permanente. Desde a metade do ano passado, tais ações são realizadas, como visitas in loco, produção de diagnósticos, elaboração de materiais e campanhas de conscientização, visando os melhores caminhos para o desenvolvimento da região.

Para mais informações sobre o Projeto, acesso pela fan Page SOS Guabiroba - através do link: facebook.com/sosguabiroba.