Protagonismo Juvenil: programa de prevenção das IST's e hepatites virais é aprovado

por Imprensa publicado 17/08/2023 15h48, última modificação 17/08/2023 15h48
Nova política pública voltada à saúde busca combater o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protagonismo Juvenil é voltado para jovens e adultos

A dificuldade em atingir a população jovem e os números registrados de doenças como HIV, Sífilis e Hepatites levaram a proposta do Projeto de Lei (L) 47/2023. De autoria da vereadora Bruna Spitzner (Podemos), a iniciativa visa a instituição de uma política pública voltada à saúde que busca conscientizar a população jovem sobre o tema. É o programa Protagonismo Juvenil.

O PL 47/2023 entrou na pauta do Poder Legislativo nas sessões de segunda e terça-feira, 14 e 15 de agosto, sendo aprovado por todos os presentes. A proposta, segundo contou a autora, surgiu a partir de uma sugestão da equipe do SAE (Serviço de Assistência Especializada) de Guarapuava. A instituição, voltada justamente para o atendimento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, deseja conscientizar estudantes jovens e adultos quanto ao cuidado à saúde e na promoção de um estilo de vida saudável.

O texto segue agora para sanção do Prefeito. “Esse é um projeto que incentiva a prevenção, incentiva o autocuidado, incentiva os jovens a tomarem o protagonismo daquilo que eles têm e de quem eles são em nossa sociedade”, ponderou Bruna Spitzner.

Protagonismo Juvenil vista diminuir infecções

Uma das motivações para a criação do Programa Protagonismo Juvenil é o número de casos que vêm sendo registrados. De acordo com Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), nos últimos cinco anos foram mais de 1750 notificações em Guarapuava, distribuídas da seguinte forma:

Agravo/Ano

HIV/AIDS

67

28

83

51

68

SÍFILIS

426

171

176

129

410

HEPATITES

VIRAIS

21

52

31

27

18

Diagnóstico situacional Guarapuava – número de casos de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais (B e C), entre 2018 e 2022. Fonte: Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação)

Nesse sentido, buscando a redução dos números, nas ações a Prefeitura de Guarapuava poderá promover capacitações, palestras e parcerias com cursos de graduação da área de Saúde como estratégias de promoção, prevenção, educação e comunicação em saúde, com intuito de reduzir a vulnerabilidade à Hepatite B e C, IST e AIDS.

Trabalho em cadeia para promover prevenção

Para o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Dr. Hiagor Silva, que o plano do Protagonismo Juvenil é que a prevenção seja promovida por meio de um trabalho em cadeia. “Eu vou, treino e capacito um, dois estudantes, que capacitam outros um, dois, que aí capacitam outros dois. E aí você tem aquela multiplicação em grande escala, que a gente tem sempre um exponencial”, comentou.

A ideia é que sejam beneficiados pelo programa estudantes jovens e adultos de instituições de ensino públicas e privadas de Guarapuava, acima de 18 anos. Além disso, as atividades devem impactar também coordenadores de cursos e professores.

“Essa questão da prevenção é muito cara aos SAE. É algo que a gente leva com muito carinho, por entender que trabalhamos com infecções preveníveis. Então, é possível prevenir o contágio das doenças. E, cada vez mais, a nossa ideia é construir um trabalho onde consigamos levar essa prevenção para as outras pessoas”, completou Dr. Hiagor.

Visibilidade ao SAE

Bruna Spitzner também lembrou da necessidade de aumentar a visibilidade do serviço e da importância que as atividades realizadas lá possuem para a comunidade. “O SAE procurou nosso gabinete para que a gente trouxesse à luz qual o serviço que é prestado lá para nossa sociedade. É algo que precisa ser visibilizado e mostrado como serviço indispensável”, comentou.