Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Projeto que oficializa Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava é aprovado

Projeto que oficializa Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava é aprovado

por Imprensa publicado 30/09/2025 19h55, última modificação 30/09/2025 19h58
Presente desde a fundação da cidade, essa é a primeira oficialização da Santa como padroeira local

A Câmara de Guarapuava aprovou nesta terça-feira (30/09) em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária (L) nº 144/2025. De autoria do vereador Professor Pablo (PP), a proposta declara oficialmente Nossa Senhora de Belém como Padroeira do Município.

A demanda para essa oficialização partiu do bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva. Ele lembrou que embora a devoção popular exista desde a fundação de Guarapuava, Roma também ainda não recebeu um documento do município solicitando a oficialização. “Quando olhamos a história de Guarapuava, vemos que Nossa Senhora de Belém sempre esteve presente. Dom João pediu que ela fosse o marco da cidade, o Papa São Paulo VI a declarou padroeira da Diocese”, explicou.

Reconhecimento do Vaticano

Após aprovação e sanção da Lei, Dom Amilton levará até o Vaticano um pedido oficial, em nome do município, para o reconhecimento. “Às vésperas dos 60 anos da Diocese, queremos ligar o Céu e a Terra. Levarei esse pedido pessoalmente ao Papa no dia 17 de outubro, para que Nossa Senhora de Belém seja reconhecida como padroeira do município e da Diocese de Guarapuava”, afirmou Dom Amilton.

Para tratar do encaminhamento oficial do pedido ao Vaticano, o presidente da Câmara, Pedro Moraes (MDB), e os vereadores Professor Pablo (PP) e Ike Silvesti (PP) participaram de uma reunião com o prefeito Denilson Baitala (PL). Ele também deverá ser convidado a comparecer à Câmara Municipal para falar sobre as comemorações dos 60 anos da Diocese.

Nossa Senhora de Belém e Guarapuava

O texto também autoriza o Poder Executivo, em cooperação com instituições religiosas e culturais, a apoiar e incentivar as celebrações em homenagem à Padroeira, que ocorrem anualmente em 2 de fevereiro. A data já é feriado municipal, conforme estabelecem as Leis nº 272/1961, nº 120/1972 e nº 2834/2018.

Na justificativa, o autor destaca que a devoção à Santa é parte fundamental da formação histórica, religiosa e cultural da cidade. Foi em homenagem a ela que se ergueu a primeira igreja no marco zero de Guarapuava, hoje a Catedral Nossa Senhora de Belém, além de ter inspirado tradições como a Festa da Candelária, realizada desde 1886.

Para o autor do projeto, a aprovação da proposta representa “um ato de justiça histórica, de valorização cultural e de preservação patrimonial”, consolidando oficialmente uma devoção que há mais de dois séculos integra a fé e a identidade de Guarapuava.


error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão

GLPI

Observação: Rede Cabeada

GLPI

Observação: Rede Wifi