Projeto que concede título de Cidadão Benemérito ao fotógrafo Valdir Cruz é aprovado em segunda votação

por Imprensa publicado 21/05/2013 20h59, última modificação 19/05/2016 07h57
Proposta da vereadora Maria José Mandu (PSDB) visa homenagear profissional que eterniza imagens do povo, arquitetura e paisagens do Brasil

Foi aprovado, por unanimidade e em segunda votação, o Projeto de Lei nº. 36/2013, de autoria da vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), durante sessão ordinária desta terça-feira (21). Ele propôs a entrega do título de Cidadão Benemérito ao fotógrafo guarapuavano Valdir Cruz.

Com a decisão, a proposta será votada em terceiro turno na sessão ordinária da próxima segunda-feira (27).

Quem é Valdir Cruz

O profissional nasceu em 1954 e o foco principal de seu trabalho é eternizar imagens do povo, arquitetura e paisagens do Brasil. Atualmente mora nos Estados Unidos.

De 1994 a 2000, concentrou em Faces da Floresta, projeto que documentou a vida dos povos indígenas do Norte da Amazônia e que lhe valeu, em 1996, uma bolsa da Fundação Guggenhein.

Publicações

Está em fase final de produção um livro sobre Guarapuava, que é resultado de pesquisa realizada nos últimos 30 anos. Seu trabalho será exposto no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo/SP;  Museu Oscar Niemeyer, Curitiba/PR; Galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre/RS; Galeria Throkomorton Fine Art, Nova Iorque/capital dos Estados Unidos; terminando em nosso município.

Ele possui um enorme cartel de publicações, sendo, algumas, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Nova Iorque: Brave Wolf Publishing, 1996); Faces of the Rainforest (Nova Iorque: Throkomorton  Fine Art, 1997); Darkeness in El Dorado, de Patryck Tierney (Nova Iorque: W. W. Norton, 2000); Faces in the Rainforest  - The Yanomami (Nova Iorque:  powerHouse Books, 2002); com o apoio da Fundação Guggenhein /2000, Faces da Floresta  - Os Yanomami (São Paulo: Cosac & Naify, 2004); Carnaval Salvador 1995/2005 (Nova  Iork: Throkomorton Fine Art, 2005); O Caminho das Águas (São Paulo: Cosac & Naify, 2007), entre outros.

Mais informações

Valdir Cruz possui página na internet e o acesso é pelo http://www.valdircruz.com/