Projeto que autoriza o Executivo a apoiar eventos e projetos ligados a diversas áreas é aprovado em segunda votação

por Imprensa publicado 23/04/2014 14h01, última modificação 19/05/2016 07h56
Tal proposta deverá pautar-se nos princípios constitucionais da democratização, igualdade de oportunidades e transparência na adoção de critérios de seleção das atividades ou em forma de patrocínio

Foi aprovado, por maioria de votos, contrários de Elcio Melhem (PP), Maria José Mandu (PSDB), Cosme Stimer (PP), Milton Roseira Jr. (PSDB) e Rodrigo Crema (PMDB); e em segunda votação, o Projeto de Lei nº 0035/2014, de autoria do Executivo, durante sessão ordinária desta terça-feira (22).  A proposta busca autorizar o Poder a conceder apoio a eventos, atividades e projetos ligados à cultura, ao esporte e que promovam o fomento e incentivo ao desenvolvimento da agricultura, da pecuária, da indústria, do comércio e do turismo.

Estes deverão ser de interesse público municipal, sob o regime de mútua cooperação, por meio de transferência de recursos financeiros ou de outras formas de ajuda de custo, inclusive benefícios fiscais. Tal apoio deverá pautar-se nos princípios constitucionais da democratização, igualdade de oportunidades e transparência na adoção de critérios e métodos de seleção dos eventos, atividades, projetos ou em forma de patrocínio.

No Art.3º consta que são condições indispensáveis à concessão de qualquer apoio o atendimento ao disposto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a existência de rubrica própria no Orçamento Anual para cobertura das despesas decorrentes. Além disso, a soma dos valores não poderá ultrapassar, durante o exercício fiscal, o valor de 1%.

Transferência de Recursos Financeiros

Já no Art.4º são apontadas as condições, no que tange a transferência de recursos financeiros: no caso de eventos, prévia inscrição no Calendário Oficial do Município; para atividades e projetos, autorização justificada pelo representante do segmento da Administração Municipal envolvido.

Em casos especiais, como a não inscrição no Calendário, o apoio também poderá ser concedido, através de justificativa no processo específico.

A proposta também revoga as Leis 880/1999 (Regulamenta o Incentivo a Prática de Esportes e o Desenvolvimento da Cultura no Município de Guarapuava) e 1339/2004 (que acrescentou incisos na legislação citada).

 

Na próxima segunda-feira (28), a proposição será apreciada em terceiro turno.