Projeto Nós Propomos! Unicentro leva jovens à Câmara de Guarapuava para vivência cidadã
A Câmara de Guarapuava recebeu, nesta terça-feira (16/09), os participantes do projeto Nós Propomos! Unicentro. A atividade reuniu aproximadamente 70 alunos do ensino médio de três instituições: Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, Colégio Estadual Padre Chagas e Escola Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro (Colégio Agrícola).
Durante a visita, os estudantes puderam conhecer as estruturas da Casa de Leis e participaram de uma explanação feita pelo presidente da Instituição, Pedro Moraes (MDB), sobre o papel do Legislativo e a diferença entre os três poderes. Um representante da Prefeitura apresentou a atuação do Poder Executivo, enquanto vereadores e vereadoras responderam a perguntas levantadas pelos jovens.
Também participaram da atividade Cristovão da Cruz (Novo), Buiu Martins (MDB), Marcio Carneiro (Cidadania), Paulo Lima (PP), Professor Pablo (PP) e Sergio Kiçula (PSD), além as parlamentares Professor Terezinha (PT), Rita Felchak (MDB) e Cris Wainer (PT).
Formação cidadã e aproximação com a cidade
A iniciativa vem de um convênio com a Universidade de Lisboa, de onde nasceu a metodologia, com o professor doutor Sérgio Claudino, por ocasião do estágio de pós doutorado da professora Marquiana Gomes que, trouxe o projeto para Guarapuava e o adaptou para a realidade local. Segundo ela, o objetivo é a formação cidadã de jovens e professores da educação básica, com base na pesquisa, na resolução de problemas e na investigação do território.
Um dos diferenciais do programa é o incentivo à proposição de soluções para desafios locais. O professor Clayton da Silva destacou que os trabalhos são desenvolvidos junto à comunidade e posteriormente apresentados ao poder público. “Esse ano, por exemplo, temos várias propostas bem interessantes. Uma delas trata da valorização da cultura afro-brasileira presente no município de Guarapuava”, explicou.
O professor de geografia João Pedro, que participou do projeto tanto como aluno quanto como docente, reforçou a importância da experiência. “É muito importante porque a gente coloca o aluno para pensar fora da escola. Para refletir sobre as atividades que ele faz diariamente, no espaço que ele vive. Os alunos começam a perceber a cidade de uma forma diferente”, afirmou.
Experiência dos estudantes
A estudante Maria Clara, do Colégio Agrícola, avaliou positivamente a visita. “Muita gente nunca tinha vindo aqui na Câmara. Eu já tinha vindo algumas vezes, mas não com essa experiência de ouvir as explicações e a palestra. Foi muito válido”, destacou.
Para Marcos Antonio Ferreira, aluno do Colégio Padre Chagas, a atividade permitiu dar voz às ideias desenvolvidas pelos jovens. “Nós que moramos nos bairros e visualizamos os problemas fazemos nossas propostas e queremos questionar aos vereadores sobre algumas políticas públicas que podem ser criadas”, comentou.
Juventude presente na Câmara de Guarapuava
Falando em nome do Poder Legislativo aos alunos, Pedro Moraes destacou a importância da participação na política desde cedo. “Eu fico muito feliz quando vejo jovens vindo até a Câmara de Guarapuava, porque esta é a casa do povo e aqui são tomadas as grandes decisões para o município. É importante que a sociedade participe e a juventude esteja presente”, afirmou o presidente.
O projeto segue com novas visitas à Câmara de Guarapuava. Nesta quinta-feira (18/09), será a vez dos estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Heitor Rocha Kramer, do Colégio Estadual Liane Marta da Costa e do Colégio Estadual Professor Pedro Carli participarem da ação. O Nós Propomos! Unicentro é financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Itaipu Binacional. Além disso, alguns participantes fazem parte da Rede Clubes de Ciências do Estado do Paraná, com financiamento da Fundação Araucária.