Projeto de doação de Imposto de Renda é apresentado na Câmara

por Imprensa publicado 07/05/2024 10h55, última modificação 07/05/2024 11h01
Equipe ligada ao voluntariado do Hospital São Vicente falou sobre a iniciativa solidária e reforçou o incentivo a doação, independente da instituição
Projeto de doação de Imposto de Renda é apresentado na Câmara

Foto: Diretoria de Comunicação

A Sessão Ordinária desta terça-feira, 07/05, contou com um momento que uniu solidariedade e informação para a população. Isso acontece por conta da participação de um grupo de voluntários ligado ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). O intuito foi mostrar aos vereadores e ao  público o Projeto Doe Seu IR.

Uma das responsáveis pela apresentação foi a ex-vereadora Eva Schran. “Nosso projeto, do São Vicente, tem o lema: Fazer o bem, faz muito bem, para a cidade, para nós, para cada um”, refletiu.  Ela, além de já ter sido vice-prefeita e Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, é contadora, nesse sentido, compartilhou seu conhecimento técnico sobre o assunto.

Em sua fala, Eva apresentou o passo a passo que pessoas físicas e jurídicas podem tomar para destinar parte do seu imposto devido para os mais diversos projetos e instituições de Guarapuava. Vale destacar que falta um pouco mais que três semanas para o envio da declaração de 2024 sem multa. O prazo se encerra em 31 de maio de 2024.

Viviane Ribas, coordenadora do Voluntariado do HSV, agradeceu ao Presidente Pedro Moraes pela abertura do espaço na Câmara Municipal para apresentação do projeto. “Nesta casa o São Vicente se sente muito acolhido. Aqui o Hospital já comemorou com todos vocês, já celebrou conquistas e já compartilhou angústias. Então, para nós, é importante estar aqui”, comentou.

Débora Schinemann, Diretora Geral da Unidade II Cidade dos Lagos do HSV, e Walquiria de Lima, Coordenadora de Comunicação do HSV, também fizeram parte do grupo que esteve na Sessão Ordinária.

Quanto e como doar

Cidadãos e empresas podem contribuir com doações. No caso de pessoas físicas, a possibilidade é destinar uma parte do Imposto de Renda devido diretamente em sua declaração, independentemente de terem imposto a pagar ou a restituir. O único critério para efetuar essa destinação é realizar a declaração pelo formulário completo.

Já as Pessoas Jurídicas, precisam ser tributadas pelo Lucro Real e estar recolhendo Imposto de Renda. Nesse caso, o limite para doação de pessoas jurídicas, aos projetos do Hospital São Vicente, é de até 1% do IR devido. As doações devem ser feitas até o último dia do período fiscal (trimestral ou anual), ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) que repassa recursos ao projeto Acolher do Hospital São Vicente. Essa iniciativa é voltada ao atendimento acolhedor, respeitoso e afetivo a gestantes, puérperas, neonatos, crianças e adolescentes.

Como realizar a destinação do Imposto de Renda ao Hospital São Vicente

Durante a apresentação, a equipe mostrou os passos necessários para a realização da doação:

1. No programa da Receita Federal, em "Fichas da Declaração" , escolha a opção "Doações Diretamente na Declaração".

2. Na aba "Criança e Adolescente" clique em "Novo" e escolha o "Fundo Municipal"; UF "PR-Paraná" e Município "Guarapuava".

3. No campo “Valor" digite o "Valor disponível para doação" que aparecerá no canto direito da tela.

4. Realize o pagamento do "Darf - Doações Diretamente na Declaração - ECA" disponível no campo "Imprimir" até o último dia para declarar o imposto.

5. Envie o DARF de doação e o comprovante de pagamento do DARF para doe@hospitalsaovicente.org.br com seus dados pessoais (nome completo, CPF, endereço e telefone) e a frase "Doação direcionada ao Hospital São Vicente".

Importante: o envio dos documentos (DARF e comprovante de pagamento) e das informações citadas acima é imprescindível para que a sua doação possa ser direcionada ao projeto do Hospital São Vicente.