Programas do Ministério da Saúde são apresentados por superintendente
O plenário do Poder Legislativo de Guarapuava viu a saúde pública entrar em pauta novamente nesta quinta-feira, 17/08. Após uma semana com votações de importantes projetos para a área, o superintendente do ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal, falou para lideranças da região a respeito de programas ligados ao governo federal.
Trata-se da reunião “Fortalecimento e defesa do SUS e os programas do Governo Federal na área da Saúde”. O encontro em Guarapuava é a primeira agenda com esse intuito que Erthal realiza. Outros municípios também devem sediar reuniões com objetivos parecidos.
PAC, vacinas e Mais Médicos
Em sua fala, o superintendente buscou explicar o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Saúde, que, segundo o Governo Federal, deve injetar até 30,5 bilhões de reais para ampliar os atendimentos via SUS. Nesse sentido, Luiz Armando Erthal reforçou o papel dos municípios para a atenção primária à saúde. Ele classificou como fundamental a chegada de recursos para os municípios para que esse tipo de atendimento seja ampliado.
Outro ponto de sua fala foi o programa Mais Médicos. “Nós abrimos agora, esse ano, só para o estado do Paraná 1067 vagas. Eles estão chegando nos municípios e a expectativa é que eles vão se ampliando ao longo do ano”, garantiu.
Os presentes também puderam fazer perguntas e sugestões ao representante do Ministério da Saúde. Além de esclarecer dúvidas, a ideia é que o momento ampliasse o diálogo entre as lideranças e a pasta.
Organizações e lideranças ligadas à saúde marcaram presença
Representando o Presidente Pedro Moraes, a vereadora Professora Terezinha lembrou da importância de um momento para discussão sobre as políticas públicas ligadas à saúde. “Precisamos valorizar o SUS para trazer o bom atendimento a todas as pessoas de Guarapuava e de nossa região”, destacou.
A vereadora Cris Wainer destacou o fato de Guarapuava receber um representante do Ministério da Saúde. “O superintendente se deslocou até nossa região para estar dialogando sobre essas novas estratégias, para dar encaminhamento a essa política tão importante que precisamos fortalecer”, pontuou.
Ongs e Associações com interesse no tema, Professores de Instituições de Ensino Superior com cursos na área da Saúde, Secretários Municipais, vereadores e presidentes de legislativo de municípios da região, além de representantes de diversos departamentos da Secretaria de Saúde de Guarapuava compareceram para acompanhar o encontro.
Estiveram presentes:
-
Vereadores e presidentes de legislativo de municípios da 5ª regional de saúde.
-
Membros da Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, acompanhando a Secretária Chayane Andrade.
-
Secretária de Saúde de Goioxim, Vilma Nolla.
-
Conselheiros Municipais de Saúde de Guarapuava
-
Professores ligados a departamentos da Saúde da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro)
-
Professores ligados a departamentos da Saúde do Centro Universitário UniGuairacá
-
Comunidade Bethânia
-
Hospital São Vicente
-
Ugam - União Guarapuava de associação de moradores
-
Representantes da AFH - Associação de Apoio às Famílias com Hanseníase
-
Representantes da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
-
Representantes da Apadevi - Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais
-
Representantes da Aepapa - Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio às Pessoas com Alzheimer
-
Assessores parlamentares de deputados federais e estaduais