Programa Potencial Feminino entrega certificados a 170 participantes

por Imprensa publicado 10/08/2023 10h40, última modificação 10/08/2023 10h40
Participantes dos eixos TECH, Gastronomia e Comércio receberam a certificação na noite desta quarta, 09/08. Poder Legislativo participou da solenidade

Mais um grupo do programa Potencial Feminino chegou ao fim dos cursos de formação. Para marcar a conclusão da etapa, uma cerimônia no Teatro Municipal Marina Karam Primak entregou os certificados aos participantes.

Ao todo foram 170 formandos, entre homens e mulheres, dos cursos Serviços de TI, lógica de programação, aperfeiçoamento em confeitaria, fabricação de bolos e pães naturais e integrais, hambúrguer artesanal, rotinas administrativas para empresas e técnicas de zeladoria.

Com a casa cheia, os convidados puderam acompanhar, juntamente com a formatura, uma apresentação do Coral Municipal de Guarapuava.

Potencial Feminino promove atualização profissional

A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres é voltada para a profissionalização e preparação para o mercado de trabalho de mulheres de Guarapuava. A participação também é aberta para homens.

Os cursos são profissionalizantes e se dividem em eixos diferentes. Desta vez, foram entregues as certificações para as alunos e alunos que participaram do Potencial TECH, Potencial Gastronomia e Potencial Comércio. A ideia é que isso possibilite para a população uma rota de acesso a empregos, ao mesmo tempo que já fornece mão de obra qualificada em diversos setores para as empresas locais.

Para Adriana Oliveira, que concluiu o curso de Rotinas Administrativas, essa nova etapa de formação possibilitou uma atualização. Voltando ao mercado de trabalho depois de um período parada por motivos de saúde, ela conta que os conceitos aprendidos irão fazer a diferença na carreira. "A gente tem que se atualizar.  E a forma que eles trouxeram para nós, a forma de trabalho no escritório, tudo foi bem simples, de uma forma que a gente conseguiu entender".

A profissional da área administrativa Ana Carolina Maritini também viu como vantajosa a participação no programa. Ela é uma das formandas no curso de lógica de programação.  "A gente aprendeu muita coisa diferente,  para um mês do curso teve muita coisa diferente. Então realmente foi muito bom", contou.

Professora Terezinha (PT) prestigiou a cerimônia e representou o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes. "É uma alegria estar vendo o trabalho que a Secretaria da Mulher vem fazendo e também quero reconhecer a importância do Programa Potencial Feminino", disse.

Políticas públicas que dão resultado

A vereadora também enalteceu a participação de mulheres que já foram atendidas pelas equipes da Secretaria. Ela destacou o relato de uma das formandas da noite, que conseguiu romper o ciclo de violência e recomeçar sua trajetória. “Ouvir uma mulher dizer que por conta de um atendimento de uma Secretaria como é a de Política Públicas para Mulheres salvou a vida dela, para mim é uma vitória gigante”, elogiou Professora Terezinha.

A Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, se disse emocionada com a cerimônia. “Hoje é um dia de celebrar a vitória, de celebrar a conquista de todos os dias que vocês passaram aprendendo”, comentou.

Também participaram da formatura o presidente da Associação Comercial de Guarapuava (Acig), Claudinei Pereira; a representante do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Thaisa Henning Schier; e a representante do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Jeslaine Almeida Araújo.