Programa “Guarapuava é Rosa de janeiro a janeiro” é lançado

por Imprensa publicado 09/10/2023 17h08, última modificação 09/10/2023 17h08
Poder Legislativo participou da cerimônia de lançamento da ação. Ideia da Secretaria de Saúde é reforçar a prevenção ao câncer de mama durante todo o ano
Programa “Guarapuava é Rosa de janeiro a janeiro” é lançado

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Pensando em estender o movimento que acontece em outubro para todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde lançou nesta segunda-feira, 09/10, a campanha Guarapuava é Rosa de janeiro a janeiro. Uma cerimônia no Centro Universitário Campo Real marcou a abertura.

Secretária Municipal de Saúde, Chayane Andrade Ceroni comentou que por conta do Outubro Rosa, a busca por atendimentos e exames preventivos cresce. “Guarapuava montou essa estratégia pensando nessa intervenção de políticas públicas voltadas às mulheres, a sua prevenção, ao conhecimento delas e estar fazendo a busca ativa por elas todos os dias, e não somente no mês de outubro”, explicou.

Os atendimentos ficam disponíveis durante todo o ano, basta apenas que as guarapuavanas procurem a UBS mais próxima de sua residência. Outra novidade compartilhada por Chayane é a utilização do aplicativo Fala Saúde para realizar os agendamentos. A principal ideia é incentivar o autocuidado, não só para o câncer de mama, mas também para a saúde como um todo.

Na última semana, um requerimento convidando a Secretária Chayane para falar sobre o Guarapuava é Rosa de janeiro a janeiro no Poder Legislativo foi aprovado. Uma sessão especial em alusão a prevenção do câncer de mama está prevista para acontecer no dia 24/10.

Descoberta precoce é crucial

Durante sua participação na abertura, o Prefeito Celso Góes, comentou que essa ação não é algo isolado, reforçando a importância de ampliar a prevenção. Nesse sentido, ele citou o Hospital do Câncer de Guarapuava como um marco para combate a essa doença em Guarapuava.

Ele destacou que essa é uma obra que começou no âmbito político e lembrou dos diversos repasses que o Poder Legislativo fez para esta obra. “É um hospital que começou com verbas da Câmara Municipal de Guarapuava, da Prefeitura de Guarapuava, dos Deputados Estaduais e Federais do Paraná. E está ali um hospital fantástico, junto do IPEC, e precisamos montar uma rede de diagnóstico precoce do câncer em nossa cidade”, comentou.

Representando o Poder Legislativo, Profª Bia (MDB) também reforçou a importância da prevenção e conscientização do câncer de mama. “Essa prevenção precisa ser feita o ano todo. É muito importante para nós mulheres levar para as outras mulheres esse convívio, para acabarmos com esse tabu. Precisamos trabalhar isso e levar essas informações para a nossa população sempre”, ponderou.

A vereadora também lembrou que o Poder Legislativo se mantém disponível para auxiliar políticas públicas como essa. Ela esteve acompanhada pelos vereadores Cezinha Malusa (Podemos) e Joel Barbosa (Solidariedade).

Confira mais imagens do evento clicando aqui.