Profº Saulo discute os desafios e realizações de ser vereador

por Imprensa publicado 25/10/2023 16h35, última modificação 09/11/2023 19h12
Na matéria especial do dia do vereador, Profº Saulo (Republicanos) faz um balanço dos quase três anos de mandato e comenta as ações de destaque que conseguiu realizar

Poder ajudar a mudar a realidade de alguém, mesmo sabendo que não irá salvar o mundo. Com essa certeza que Profº Saulo (Republicanos), se encontra realizado com o mandato. Seja como cidadão, ou vereador, ele expressa satisfação em trabalhar para fazer a diferença.  “Eu tô bem feliz, bem feliz mesmo, pelo trabalho que tem dado pra fazer”, avalia.

Os resultados, porém, não vem sem seus desafios. O vereador recorda da necessidade de ter conhecimento em diversas áreas. A gama abrangente de informações que se faz necessária, segundo Profº Saulo, se deve a uma característica que ele vê como necessária para todos os parlamentares: não se restringir a uma única bandeira. Ou seja, não é por ser professor, que ele irá atuar apenas voltado à educação. 

Outro desafio mencionado é a dificuldade em comunicar os resultados obtidos à população. Segundo ele, as pessoas frequentemente veem os vereadores como ineficazes, mesmo quando estão trabalhando ativamente. “Porque quando você está do lado de lá, você não está vendo esse mundo aqui acontecer. Tem gente que não sabe que eu sou vereador. Tenho amigos que não sabem. Ou seja, quer dizer que a informação não chega. Se ele não sabe nem que eu sou vereador, quanto mais eu tô fazendo alguma coisa, ou deixando de fazer”, reflete.


Conquistas para o desenvolvimento de Guarapuava


Fazer as pessoas conhecerem o que acontece no mandato pode ser desafiador, mas para Profº Saulo, as conquistas a serem compartilhadas com o público não faltam. Ele destaca trabalhos como o apoio a viabilização do asfalto na Vila São José, o trabalho de fiscalização e articulação que levou à construção de uma passarela para pedestres no viaduto de entrada de Guarapuava, a lei de tombamento histórico do patrimônio natural, material e imaterial, entre outras ações.

Uma atividade que lembra com carinho é a questão da Lei dos feixes de micro-ondas. Como o vereador destaca, essa legislação estava desatualizada e prejudicava o desenvolvimento da cidade. Isso acontecia porque não era permitido a construção de prédios acima de uma determinada altura em regiões entre antenas que emitiam esse tipo de onda. “Só tem um problema, a tecnologia mudou, a Lei é de 1988, do Executivo. Essas ondas nem são usadas mais, mas não podia ter nada em cima. Então, nós fizemos um requerimento, solicitando a retirada desta norma”, comenta Profº Saulo.


A partir disso, o vereador empreendeu um esforço para mudar a regra. Conversou com especialistas, obteve um laudo e conseguiu com que a alteração na legislação comece a tramitar.  “Vai ser mudada agora, já deve estar aqui na Casa. Essa é uma vitória”, comenta.


Vontade de fazer a diferença


Toda essa jornada começou de uma maneira corriqueira para um professor.  Segundo Profº Saulo, sua motivação para entrar na política veio com a pergunta de um aluno, que durante os debates em sala de aula o desafiou a disputar uma vaga. Isso o levou a sua primeira tentativa, em 2008. Apesar dos números expressivos para uma primeira candidatura, o cargo não veio. 

12 anos mais tarde, prestes a iniciar a corrida eleitoral de 2020, outra conversa casual, agora com uma liderança partidária, fez o desejo de concorrer reacender. Dessa vez, teve êxito. “Eu pensei: a cidade precisa de gente que seja honesta, que seja disposta e que tenha conhecimento.  ‘Cara, acho que é a hora’. E aí entrei, acabei ganhando. Só que agora eu gostei do jogo”, confidencia.

Sobre o futuro, o vereador que se já diz realizado com o conquistou, só tem um plano:  seguir servindo a comunidade. “Meu sonho é continuar contribuindo com a cidade. De forma honesta e fazendo meu trabalho”, finaliza.

registrado em:
error while rendering plone.comments