Professora Terezinha reforça a luta pelos menos favorecidos e a importância da educação

por Imprensa publicado 26/10/2023 15h55, última modificação 09/11/2023 19h12
No especial do dia do vereador, Professora Terezinha (PT) fala sobre as mudanças que vêm acontecendo no Legislativo e reforça a importância da leitura para transformar pessoas

Em seu segundo mandato no Poder Legislativo de Guarapuava, Professora Terezinha destaca a importância da experiência prévia que adquiriu. Isso permitiu que ela continuasse sua jornada já familiarizada com os procedimentos, trâmites legislativos e o funcionamento interno da Câmara Municipal. Tudo isso contribuiu para uma maior eficácia em suas ações.

Mudanças também aconteceram com os colegas de casa. Antes, só haviam duas vereadoras, Professora Terezinha na oposição, e Maria José, na base. O cenário ocasionava desafios na comunicação e colaboração devido a diferenças partidárias. Agora, a presença de mais colegas e a formação de uma bancada feminina permitem um diálogo mais amplo e fortalece a representação das mulheres na política local.

Exemplo de representatividade feminina

Entre os aspectos do mandato que a deixam orgulhosa, Professora Terezinha enfatiza o exemplo que vem dando para a comunidade. “Eu acho que o meu mandato, com toda a humildade, eu digo isso, mas meio que ele virou referência, principalmente para a atuação das mulheres, e para a percepção da sociedade que as mulheres, sim, sabem fazer política”, reflete. Ela também cita que as mulheres conseguem  manter uma postura firme e comprometida com os princípios que representam.

Entre proposições e posicionamentos, ela diz que tem sido uma defensora ativa da política voltada para os menos favorecidos, dos direitos das mulheres, dos servidores públicos e da juventude, todas as quais são áreas frequentemente negligenciadas. “Então, eu me orgulho muito nesse sentido, de que eu acho que esse segundo mandato consolida a minha participação como mulher da classe trabalhadora e como professora”, complementa.

Outro ponto que gosta de destacar é o fato de ser uma oposição, como ela define, propositiva. “Que aponta o que precisa ser feito, que critica o que não está sendo feito e diz como deveria. Não apenas aquela que levanta a voz para dizer o que está errado, mas aquela que propõe e sim busca o diálogo em todos os pontos que são possíveis”, explica.

Educação é um direito inalienável

O início da caminhada política da vereadora começou e é pautada pela coletividade, como é comum em seu partido. A participação no sindicato também foi importante na sua trajetória. Isso acontece por conta da premissa de que a educação precisa alcançar todas as pessoas, já que isso é um direito inalienável de toda a população. E para que isso ocorra, é preciso para as professoras e professores que estão na educação pública desenvolver a luta sindical como princípios intrínsecos a sua prática.

E é na área da educação que Professora Terezinha mantém seu maior sonho na política. Ela deseja que todas as escolas da rede pública possuam uma biblioteca com sala de leitura.” Eu tenho certeza que a leitura ainda é um caminho de formação de todos os sentidos. Então, meu sonho como vereadora é que a gente aprove no Orçamento do Município, recursos para construir uma biblioteca com sala de leitura para cada escola”, finaliza.

registrado em: