Profª Bia: trabalho pela população e o despertar político

por Imprensa publicado 09/10/2023 17h35, última modificação 09/11/2023 19h10
Na primeira matéria do especial do dia do vereadores, conversamos com a Profª Bia (MDB) a vereadora comenta sobre sua trajetória no Poder Legislativo e sobre os sonhos que tem para a comunidade

Foi observando a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção das crianças e adolescentes que Beatriz Aparecida Neves decidiu se candidatar a vereadora em 2020. Na época, ela ocupava um dos postos de conselheiro tutelar em Guarapuava.

Sua missão, porém, se iniciou um pouco mais cedo. 34 anos antes, para ser mais preciso. Foi na mesma época que surgiu também a alcunha que sempre carregou e perdura em sua carreira política. Ao começar a trabalhar com educação, aos 18 anos de idade, surgia também a Prof Bia (MDB).

“Quando as pessoas me perguntavam como que você fez sua campanha? Como é que foi se não tinha dinheiro, se não tinha recurso? Eu falava, a minha campanha eu fiz em 34 anos de trabalho”, comenta a hoje vereadora. Durante sua carreira na educação, também foi diretora do Colégio Estadual Tupy Pinheiro por 17 anos.

Lutar pelo que acredita

Se a vida foi dedicada à educação, o período de Profª Bia como vereadora tem visto o seu horizonte de atuação se ampliar.  “Eu quero defender o que eu acredito e eu quero votar no que eu acredito. Dizer meu sim quando eu tenho certeza e dizer meu não quando eu tenho certeza”, reflete.

Nesse sentido, ao ser questionada sobre quais realizações de seu mandato, logo elenca projetos, articulações e emendas obtidas em diversas áreas. Algumas iniciativas que a vereadora destaca estão a inclusão do Agosto Laranja no calendário do município, uma forma de conscientizar a população acerca de pessoas com superdotação e altas habilidades; a criação de um banco de ração, para doação de alimento para ONGs voltadas a causa animal e famílias de baixa renda; O castramóvel, uma ideia sugerida por ela em uma emenda a Lei Orçamentária Anual; e a Semana da Conscientização da Causa Animal, celebrada anualmente em outubro e que conta com ações educativas.

Um ponto de destaque especial para Profª Bia são as ações voltadas para a Saúde, como articulação de emendas para organizações como a AEPAPA, a criação de projetos como do Fevereiro Roxo, voltado a conscientização sobre Alzheimer. “Nós batemos bastante também na tecla dos hospitais. Começamos pelo Hospital Regional, que fizemos a audiência pública em Curitiba. Mas Guarapuava está precisando muito de hospitais”, comenta.

Por uma sociedade com mais cultura política

Falando das realizações que ainda estão por vir, Profª Bia compartilha algo que gostaria de ver realizado: fazer com que as pessoas se aproximem mais das decisões que são tomadas no campo político.

“Meu maior sonho é fazer com que as pessoas entendam e despertem o interesse pela política. A política boa. Aquela que vai fazer com que a vida dela melhore. Eu gostaria que as pessoas acompanhassem e não ficassem distantes”, compartilha.

Para a vereadora, este ato despertaria a população para reivindicar seus direitos e mudar a sociedade. Ela lembra que tudo envolve política. “Meu sonho mesmo é que as pessoas entendessem para que serve a política na vida delas e como escolher o político ideal”, completa.

Essa é a primeira matéria de uma série especial que celebra o Dia do Vereador. Durante o mês de outubro você irá acompanhar conteúdos exclusivos com cada um dos parlamentares de Guarapuava

registrado em: