Prestes a reinaugurar, UBS Xarquinho I ganhará nome que homenageia enfermeira

por Imprensa publicado 04/09/2023 19h20, última modificação 05/09/2023 13h58
Unidade passará a se chamar UBS Enfermeira Géssica Cray Pedro Martin, reconhecendo a profissional que atuou por mais de 9 anos no local e faleceu em maio deste ano
Prestes a reinaugurar, UBS Xarquinho I ganhará nome que homenageia enfermeira

Familiares e amigos de Géssica tiram foto com vereadores após aprovação. Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Uma importante homenagem foi aprovada na sessão plenária desta segunda-feira, 04/09. Com a primeira aprovação do Projeto de Lei Ordinária (L) 75/2023, a UBS Xarquinho I receberá o nome UBS Enfermeira Géssica Cray Pedro Martin. A autoria do projeto é do vereador Joel Barbosa (Solidariedade) e assinado também pelo Presidente Pedro Moraes.

Géssica era servidora da saúde municipal desde 2012, quando foi aprovada em concurso público. Oito meses após a sua admissão, foi transferida temporariamente para a UBS Xarquinho I. Logo a passagem se tornou permanente, se tornando uma figura querida na comunidade. Foi quase uma década de serviços prestados no bairro, que deixou muitas marcas na comunidade.

A enfermeira faleceu em maio de 2023, com 38 anos, vítima de câncer. Ela havia sido diagnosticada em 2021 e, mesmo em tratamento, seguiu frequentando a UBS Xarquinho I sempre que podia. De acordo com Joel Barbosa, além de excelente profissional, ela tinha uma afinada visão social.

O Vereador destacou a amizade e proximidade que ela desenvolveu com as pessoas envolvidas na Associação de Moradores do Xarquinho (Ambix), cuja sede fica ao lado da UBS Xarquinho. “A nomeação da referida unidade de saúde é uma forma de reconhecimento pela dedicação e por tudo o que a Enfermeira Géssica Cray Pedro Martini, fez com sua equipe pela comunidade do Xarquinho”, justificou o vereador.

Emoção marca discussão e votação

Os momentos antes da votação do PL 75/2023 foram marcados por emoção. Familiares e amigos de Géssica assistiram a um vídeo feito em sua homenagem. Além disso, a justificativa também foi lida ao plenário.

O marido da homenageada, Nelson Fernando Martini, disse que ainda é difícil falar da esposa, falecida há 4 meses. “Estamos absorvendo muita coisa, processando muita coisa. Mas é bacana ver que ela fez muito pelo município, que muitas pessoas gostavam dela e se importavam com ela. Então isso é gratificante para gente ver”, contou. Ele também destacou a aprovação unânime da homenagem.

O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, parabenizou Joel Barbosa pela proposta. Ele destacou que a homenagem visa reconhecer o legado que a enfermeira deixou na comunidade. “Apesar da passagem breve dela, de ter nos deixado com 38 anos, ela gerou marcas. Que possamos seguir esses exemplos, de fazer aquilo que nós amamos, de respeitar o próximo, de olhar nossos irmãos com empatia. A Géssica veio nos mostrar isso. Ela nunca mais será esquecida, por conta do amor, trabalho e carinho que ela dedicou a comunidade”, finalizou.

Reinauguração poderá ser com novo nome

Com a possível sanção, a unidade de saúde de saúde ganhará um novo nome prestes a ser reinaugurada. De acordo com a Prefeitura, há alguns meses o prédio recebeu uma reforma. Na remodelagem entraram pintura interna e externa, adequação de acessibilidade, reparos nas calçadas, adequações do espaço interno com a criação de central de esterilização e troca de luminárias.