Prestação das contas da saúde municipal acontece no plenário do Poder Legislativo

por Imprensa publicado 01/06/2023 13h43, última modificação 01/06/2023 13h43
Audiência pública apresentou à Comissão de Saúde da casa e a servidores o balanço da Secretaria Municipal de Saúde

Para dar ampla divulgação e transparência aos atos de administração pública ligados à saúde, uma audiência pública de prestação de contas aconteceu no plenário do Poder Legislativo, em Guarapuava. O evento foi realizado na manhã de quarta-feira, 31/05, e foi dirigido pelo Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, vereador Gilson da Ambulância (Solidariedade).

Na ocasião, a Secretária Municipal de Saúde, Chayane Andrade, e a Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão do SUS, Viviane de Oliveira, apresentaram os números relativos aos quatro primeiros meses de 2023. A atividade de prestação de contas é realizada três vezes no ano pela pasta. A próxima audiência está prevista para agosto.

Participaram da audiência os vereadores Joel Barbosa (Solidariedade), Cezinha Malusa (Cidadania), Professora Terezinha (PT), Profª Bia (MDB) e Cris Wainer (PT). Além disso, também acompanharam a apresentação os servidores do executivo e legislativo, além de membros do sindicato de servidores municipais.

Vereadores tiram Dúvidas

Durante o encontro, foi possível realizar perguntas à direção da Secretaria de Saúde. Como parte do trabalho dos vereadores é fiscalizar a execução do serviço público, eles aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas.

Profª Bia (MDB) questionou a respeito dos prazos previstos para o teleatendimento. Como resposta, a secretária Chayane lembrou que a partir de 01/06 o teleatendimento pelo assistente Sara deve passar a casos no geral, não somente naqueles em que há sintomas gripais. A vereadora também sugeriu que as TVs disponíveis nas UBSs fossem utilizadas para informar ao público sobre o novo funcionamento do teleatendimento.

Cris Wainer (PT) indagou sobre a atualização dos dados informados ao Ministério da Saúde. Segundo a secretária, os indicadores serão revisados. A vereadora ainda perguntou sobre os atendimentos de especialidades que são realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Sobre esse tema, Chayane disse que ainda não são todas as especialidades atendidas no AME, além disso, ela recorda que o consórcio ainda não conseguiu todas as qualificações necessárias para que isso ocorra. Ela lembrou também que a disponibilidade dos atendimentos dependem da agenda disponibilizada por cada médico.

Professora Terezinha (PT), realizou apontamentos sobre a distribuição do número de óculos. Segundo ela, o número ainda é baixo. Em relação a isso, Maria Theresa Melhem Pellissari, do Departamento de Atenção Domiciliar, responsável pelas entregas desde fevereiro, explicou que a defasagem se dá pelo fato dos usuários não buscarem os óculos nos encontros marcados.

Mais Médicos em Guarapuava

A vereadora também quis saber sobre o andamento das inscrições ao programa Mais Médicos em Guarapuava. A secretária Chayane disse que a proposta para Guarapuava receber cinco profissionais foi enviada, porém ainda não há definições de quando esses médicos passarão a atuar.