Presidente Pedro Moraes acompanha agendas em dia dedicado à saúde

por Imprensa publicado 08/12/2023 14h56, última modificação 08/12/2023 14h56
Abertura de seminário, visita ao Hospital do Câncer e inauguração de parque sensorial na AGMA reuniram autoridades locais e deputados

Despontando como uma referência na prevenção e combate ao câncer, Guarapuava teve nesta quinta-feira, 07/12, a abertura do I Seminário da Rede de Atenção Oncológica. O evento contou com a presença de servidores públicos, profissionais e acadêmicos da área de saúde, que se reuniram no Centro de Eventos Cidade dos Lagos para debater o acolhimento de pacientes e o enfrentamento desta doença.

O presidente do Poder Legislativo acompanhou a solenidade de abertura. O evento contou com a presença do Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Ele veio a Guarapuava acompanhado do Deputado Federal Zeca Dirceu (PT), que também esteve na cerimônia. Além disso, a Deputada Estadual Cristina Silvestri; o Prefeito Celso Goes; Chayane Andrade, Secretária Municipal de Saúde; César Neves,  Diretor Geral da Secretaria Estadual de Saúde; e Odacir Antonelli, Presidente do Conselho Gestor do Hospital do Câncer - São Vicente, participaram do momento.

E foi justamente o centro hospitalar voltado aos atendimentos oncológicos que centralizou os discursos no seminário. A obra da unidade oncológica do Hospital São Vicente - Cidade dos Lagos, teve seus recursos iniciais viabilizados pelo Poder Legislativo de Guarapuava, como lembrou Odacir Antonelli. “Quero cumprimentar o Presidente Pedro, parceiro e protagonista deste projeto. nasceu o Hospital do Câncer na Câmara Municipal”, comentou.

Zeca Dirceu comentou sobre as mudanças orçamentárias a nível federal que vem destinando um incremento de verbas à saúde. “Hoje nós podemos somar forças para avançar no tratamento oncológico, na pesquisa, no atendimento hospitalar, que eu tenho certeza, todo esse investimento que está acontecendo aqui em Guarapuava, vai proporcionar”, recordando também das emendas parlamentares que destinou para a cidade.

As vereadoras Cris Wainer (PT), Professora Terezinha (PT), Bruna Spitzner (Podemos) e os vereadores Wilson Anciuti (União Brasil), Nego Silvio (Podemos), Cezinha Malusa (Podemos) e Cristóvão da Cruz (Democracia Cristã) também marcaram presença no seminário.

Visita ao Hospital do Câncer

Após a abertura, uma comitiva composta por Zeca Dirceu, Helvécio Magalhães, Cristina Silvestri, Pedro Moraes, Professora Terezinha, Cris Wainer, Bruna Spitzner e mais algumas autoridades locais acompanharam, ao lado do Senhor Odacir Antonelli, uma visita guiada pelo Hospital do Câncer.

A estrutura de ponta, que faz parte da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, foi apresentada aos visitantes. No roteiro, entraram a UTI, o centro cirúrgico, as alas de quimio e radioterapia, além do Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC).

O Presidente do Poder Legislativo destacou que Guarapuava vem se tornando referência em pesquisa e combate ao Câncer. “O Hospital do Câncer é realmente único e um grande orgulho para nossa cidade. É muito importante que a gente possa mostrar esse resultado ao Secretário Helvécio e ao Deputado Zeca Dirceu, ele que que também contribuiu com esse projeto e não tem deixado faltar com nossa terra”, lembrou Pedro Moraes.

Parque Sensorial AGMA

Após o almoço, a comitiva ainda acompanhou a inauguração do Parque Sensorial da Associação Guarapuava Mundo Azul (AGMA), que acolhe famílias e pessoas que fazem parte do espectro autista.