Presidente levanta discussão sobre desemprego e saúde mental dos jovens

por Imprensa publicado 12/02/2021 14h41, última modificação 12/02/2021 14h41
"O compromisso das faculdades não pode acabar na entrega dos diplomas", afirma

O Chefe do Poder Legislativo Municipal, Vereador João Napoleão, usou a tribuna do plenário durante sessão nesta semana para abordar um assunto que, na sua opinião, é grave e não está sendo tratado com a devida seriedade pela sociedade: o desemprego entre os jovens e os prejuízos à saúde mental deles.

Para o Presidente, as faculdades estão apenas formando centenas de novos profissionais mas sem o necessário acompanhamento para inserção no mercado de trabalho. “Os nossos jovens estão perdidos, sem um norte, sem saber aonde poderão trabalhar. Eles estão doentes, depressivos. Eu tenho acompanhado esta situação há algum tempo e isso é preocupante. Nós precisamos fazer alguma coisa urgentemente”, disse.

Para ele, debater o tema em audiência pública com diversas frentes e forças pode ser importante para se achar uma saída. “Precisamos debater com as faculdades, ACIG, empresas, profissionais das diversas áreas o que de fato cada um pode fazer para dar a sua contribuição e revertermos este quadro. O compromisso das faculdades não pode acabar na entrega dos diplomas, pois aonde vamos inserir tantos advogados, contadores, engenheiros civis, psicólogos e médicos, por exemplo, que a cada ano concluem sua formação? Conheço muitos formados que, com todo o respeito à função, estão trabalhando como motorista de Uber”, destacou.

Por fim, João Napoleão ressaltou a importância de a sociedade, bem como todos os Vereadores, se unirem e empunharem a bandeira. “Faço este convite às Senhoras Vereadoras e aos Senhores Vereadores, para que possamos discutir este problema sério presente em nossa cidade. Se não dermos as mãos e chamarmos as instituições para este compromisso, nos despindo de todas as vaidades, vai ficar ainda mais difícil. Acredito que é só com esta união que construiremos a Guarapuava que queremos”, enfatizou.