Presidente Edony Klüber acompanha eleição do Consec

por Imprensa publicado 24/10/2014 18h13, última modificação 19/05/2016 07h54
Evento ocorreu na Casa de Leis. Pela tarde houve Audiência Pública para a apresentação do Plano Estadual de Cultura

Os representantes do Consec (Conselho Estadual da Cultura) da Macrorregião Centro-Sul, que compõe Guarapuava e outros 38 municípios, está definido. O quadro será representando por Rita Machado Felchak (titular), Rossana Campello Manfredini (primeira suplente) e Wellington da Costa Gonçalves (segundo suplente).

A eleição ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Guarapuava, encerrando a última etapa da Conferência Estadual de Cultura 2014. Pela tarde, a coordenadora de Estado de Incentivo à Cultura, Ana Maria Hladczuk, ministrou Audiência Pública para a apresentação do Plano Estadual do setor.

O presidente da Câmara, Edony Klüber (PSD), acompanhou todos os trabalhos e enalteceu a escolha dos membros locais. “Tenho certeza que fortalecerão o Paraná no planejamento e execução de políticas culturais”, destacou.

Consec

Criado pela Lei 17063/12, o Consec é composto por 36 membros, numa estrutura paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil. O primeiro conselho foi eleito em 2012 para um mandato de dois anos, concluído em 31 de julho deste ano.

Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.

Com informações da secretária de Estado da Cultura