Presidente do TRE-PR visita Poder Legislativo de Guarapuava

por Imprensa publicado 17/04/2024 13h21, última modificação 17/04/2024 13h21
Realizando agendas na cidade, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson fez uma visita oficial a Câmara Municipal e conversou sobre as próximas eleições

O Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, Presidente do Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), realizou uma visita oficial ao Poder Legislativo de Guarapuava nesta terça-feira, 16/04. Acompanhado por uma comitiva da corte eleitoral paranaense, o magistrado foi recebido no Gabinete da Presidência do Presidente Pedro Moraes (MDB), juntamente com a vereadora Bruna Spitzner (PP) e Gilson da Ambulância (PSB).

Durante o encontro o principal assunto foram as eleições municipais de 2024. Nesse sentido,  a participação de mais mulheres no mundo político teve uma atenção especial. Também foram debatidas estratégias para incentivar os jovens a fazerem o alistamento eleitoral.

Além disso, entraram em pauta as estratégias que serão adotadas tanto pelo TRE, quanto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar o compartilhamento de desinformação durante o pleito eleitoral.

Todo voto importa

O Presidente do TRE-PR explicou que está visitando cidades polo no Paraná, buscando conversar com juízes eleitorais de cada região. “Hoje aqui em Guarapuava nós vamos ter uma reunião com todos os juízes falando dos cuidados que nós devemos ter nas eleições, as regras, o comportamento”, comentou Sigurd que, ao mesmo tempo, realiza agendas com mais instituições locais, como foi o caso do Poder Legislativo de Guarapuava.

Outro ensejo de fortalecimento do processo democrático é pelo aumento da representatividade. Por isso, a questão da equidade de gênero na política e a participação dos adolescentes tomou conta da pauta. A isso, somam-se também as questões de acessibilidade. “A nossa campanha é de que todo voto importa, inclusive a votação das pessoas com deficiência. Nós queremos trazer as pessoas com deficiência que se integrem no processo eleitoral”, revelou o magistrado.

A visão é compartilhada pelo Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, que além de defender a representatividade na política, reforçou a importância da participação juvenil. “Esse momento das eleições é uma oportunidade para que mais adolescentes se interessem pela política. A participação de toda a população garante que as escolhas da urna representam ainda mais os interesses da população, algo que é crucial para nossa democracia”, refletiu Pedro Moraes.