Posse de conselheiros tutelares marca a volta das atividades no Poder Legislativo

por Imprensa publicado 09/01/2024 17h30, última modificação 09/01/2024 17h30
O Plenário da Câmara Municipal recebeu a cerimônia que diplomou novos conselheiros titulares e suplentes nesta terça, 09/01. Evento foi o primeiro de 2024 na Casa de Leis

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Os 10 nomes que irão compor o Conselho Tutelar nos próximos 4 anos tomaram posse nesta terça-feira, 09/01, em um evento, na Câmara Municipal. Além deles, os 10 suplentes também foram diplomados. O mandato do Conselho Tutelar vai de 10 de janeiro de 2024, até 09 de janeiro de 2028.

Responsável por proferir o juramento dos novos conselheiros, Luana Carolina Grande Justiniano destacou a participação da população no processo eleitoral do Conselho Tutelar e lembrou que isso mostra um interesse na proteção das crianças e adolescentes.

Para a conselheira recém empossada a expectativa agora é de poder ter efetividade nas ações. “Fazer um trabalho sério e comprometido com todos os órgãos da rede de apoio de Guarapuava. O Conselho Tutelar é a ponte, o elo entre a justiça e a sociedade. Então a gente está animado e preparado, cada um com sua formação. Então eu creio que nós só temos a somar”, ponderou Luana.

Missão Importante

Representando o Poder Legislativo na mesa de honra da cerimônia, a vereadora Profª Bia (MDB) recordou da importância do papel do Conselheiro Tutelar e comentou sobre sua experiência ocupando esse cargo. “É uma missão muito importante a de vocês. Eu tive a oportunidade de ser conselheira tutelar em 2020. Foi uma experiência incrível. Quero incentivá-los, porque estão em um caminho muito importante para nossas crianças e adolescentes: se entreguem e façam tudo o que estiver ao alcance de vocês”, aconselhou.

Também estiveram presentes no evento a promotora de justiça, Vilma Leiko Kato; a Juíza da Vara da Infância e da Juventude, Doutora Carmen Silvania Zolandeck Mondin; a Secretaria de Assistência Social, Elenita Lodi, na oportunidade representando o prefeito Celso Góes; e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Tiene Milca de Almeida Duarte.
Os vereadores Paulo Lima (Podemos), Nego Silvio (Podemos), Wilson Anciuti (União Brasil), Cezinha Malusa (Podemos), Cristovão da Cruz (Democracia Cristã), Professor Saulo (Republicanos), Joel Barbosa (Solidariedade) e as vereadores Professora Terezinha (PT) e Cris Wainer (PT), prestigiaram a posse.

Poder Legislativo retomou as atividades nesta segunda-feira

A posse do novo quadro de conselheiros tutelar é o primeiro evento oficial que acontece na Câmara Municipal em 2024. As atividades do Legislativo foram retomadas na segunda-feira, 08/11, após um período de ponto facultativo durante a época das festas.

Apesar disso, as semanas não foram totalmente paradas na Casa de Leis. Membros das diretorias estavam à disposição em sistema de plantões. O Gabinete da Presidência também seguiu com atividades internas durante o período.

As sessões retornam em fevereiro, mas os trabalhos legislativos já começaram com as proposições que tramitam no sistema de protocolo digital. Nesse sentido, destacam-se indicações de vereadores que visam dar prosseguimento a demandas da população.

Por falar em atendimento ao público, isso também já está acontecendo.  As assessorias parlamentares estão disponíveis de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas. As informações de contato com os gabinetes podem ser obtidas pelo link https://www.guarapuava.pr.leg.br/fale-conosco-1.

“O último ano foi marcado por importantes lutas e grandes conquistas para a população. Agora, começamos 2024 com muito ânimo para seguir com esse trabalho. Desejo a todos os vereadores e servidores um excelente ano e reforço o compromisso deste poder com nossa população. A Câmara Municipal de Guarapuava está com suas portas abertas para atendê-los”, Comentou Pedro Moraes, Presidente do Poder Legislativo.

Lista completa do Conselho Tutelar 2024-2028

• Luana Carolina Grande Justiniano