Poder Legislativo recebe o I Fórum Tereza de Benguela

por Imprensa publicado 28/07/2023 20h55, última modificação 31/07/2023 13h05
Evento contou com apresentações culturais, recordação da história e falas. Objetivo era celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

Somando a uma série de eventos Brasil afora, aconteceu em Guarapuava o I Fórum Tereza de Benguela. O evento, realizado nesta sexta, 28/07, ocorreu no Plenário do Poder Legislativo de Guarapuava. O Fórum marcou o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, celebrado todos os anos no dia 25/07.

O objetivo foi reafirmar a identidade e a luta das mulheres negras do Brasil. A atração contou com apresentações musicais, entrega de homenagens e falas que recordam a história e destacam a busca por direitos da população afrodescente. A organização foi do grupo articulador do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Guarapuava.

Responsável por conduzir a cerimônia, Djankaw Kilombola Marques, reforçou que o Fórum tem o objetivo de dialogar, além de apresentar a pauta e os objetivos dos movimentos negros, em especial das mulheres, em Guarapuava. Além disso, agradeceu a presença do público. “É importante também termos aqui as pessoas de fora do movimento, porque aqui é a casa do povo, construída para o povo e deve ser pensada pelo povo. Estar aqui mostra o compromisso da sociedade civil, de outras pessoas, com essa pauta que é muito importante para nós”, destacou.

Apresentando a canção “ponto da vovó maria conga”, os integrantes do templo de umbanda e quimbanda Pai Antonio de Guarapuava emocionaram os presentes. “Para estar aqui hoje, com voz ativa diante de uma sociedade, milhares de mulheres negras foram mortas e torturadas. Guerreiras que se sacrificaram para salvar suas famílias”, lembrou a Mãe de Santo Patrícia de Oxum, que fez parte da apresentação.

Um dia de inclusão

Professora Terezinha (PT) participou do Fórum. Ela destacou o momento excepcional que é a realização dessa atividade no Plenário do Poder Legislativo.

Para a vereadora, isso marca um dia de inclusão. “É um sentimento de alegria gigante por estarmos hoje aqui, podendo realizar esse evento, e poder falar de Tereza de Benguela, das Mulheres Negras Latinas e Caribenhas e das mulheres negras guarapuavanas. Eu quero acolher a todos e todas com muita alegria e dizer que sim que Guarapuava tem cultura afrodescendente e africana”, comentou.

Tereza de Benguela

O nome do Fórum destaca uma importante figura da história negra do Brasil. Tereza de Benguela viveu no século XVIII e foi uma importante liderança quilombola. No território onde hoje é o Estado do Mato Grosso, próximo a atual fronteira com a Bolívia, comandou  o quilombo Quariterê, resistindo às investidas bandeirantes por muitos anos.

Além de ser símbolo para a comunidade, escolhê-la para batizar o fórum é uma forma de relembrar sua história, que vem sofrendo apagamento ao longo do tempo.