Poder Legislativo recebe audiência pública do Sindacs

por Imprensa publicado 23/06/2023 16h51, última modificação 23/06/2023 16h51
Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado do Paraná promoveu encontro sobre aposentadoria e desprecarização do trabalho

O Poder Legislativo de Guarapuava segue estreitando laços com a comunidade. Desta vez, isso se deu pela cessão do plenário para uma audiência pública organizada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado do Paraná (Sindacs).

O público, que lotou a casa, pode acompanhar as lideranças sindicais falarem sobre a aposentadoria especial para essas duas categorias. Além disso, foram tratadas aspectos relacionados à desprecarização do trabalho. Também foi apresentado um panorama da situação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) após a aprovação da Emenda Constitucional nº 120, publicada em maio de 2022.

Durante a audiência, a vereadora Professora Terezinha (PT) recordou que o Poder Legislativo acolhe as demandas trazidas pela classe há muito tempo. “Nós temos essa luta junto com vocês pelo reconhecimento da profissão, pela importância que ela tem na prestação de serviços de atendimento à saúde da população. É uma alegria recebê-los aqui hoje”, comentou a vereadora. Ela compôs a mesa do evento ao lado de Ondna Rodrigues Macedo e de Rafael Oliveira de Carvalho, que são, respectivamente, a presidente e o coordenador jurídico do Sindacs Paraná.

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias na promoção da saúde

Para a presidente, os ACS e ACE têm um papel crucial na promoção da saúde. “A importância dessas duas categorias é para aquelas pessoas que são menos favorecidas. Os agentes vão de casa em casa, levando conhecimento e promovendo a saúde das pessoas”, destacou Ondna.

Responsável pela apresentação, o coordenador jurídico discorreu ainda sobre a atuação estratégia dos ACS e ACE para levar informações ao poder público sobre a saúde nas comunidades. “ É quem Identifica os problemas, busca alternativas junto com a população, participa ativamente da prevenção de doenças e promoção da saúde”, apontou Rafael.

Apesar de não estar presente na ocasião, o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, transmitiu sua mensagem de apoio aos agentes comunitários de saúde e endemias. Além da liberação do plenário para a realização do evento, ele salientou que reconhece as reivindicações dos agentes e se colocou à disposição. Também representaram o Legislativo Municipal o vereador Marcio Carneiro (Cidadania), além das assessorias dos vereadores Profª Bia (MDB), Cris Wainer (PT), Paulo Lima (Podemos) e Joel Barbosa (Solidariedade).