Poder Legislativo propõe comissão para acompanhar execução do Plano de Drenagem

por Imprensa publicado 26/02/2024 22h30, última modificação 26/02/2024 22h30
Vereadores debateram a recente crise de alagamentos em Guarapuava gerada pelas fortes chuvas. Criação de uma comissão de Assuntos relevantes surgiu como resposta
Poder Legislativo propõe comissão para acompanhar execução do Plano de Drenagem

Alagamentos e enxurradas foram observados em vários bairros de Guarapuava.

O alto volume de chuva que atingiu Guarapuava neste domingo, 25/02, deixou como consequência uma série de alagamentos. Ruas tiveram casos de enxurradas e moradores relataram que tiveram suas casas invadidas pela água não escoada.

Esses problemas foram levados a debate pelos vereadores e vereadoras na sessão desta segunda-feira 26/02. Nesse sentido, houveram cobranças pela implementação daquela que parece ser a principal solução para essa questão, o Plano de Drenagem.

Elaborado pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), esse é um projeto apresentado há cerca de uma ano, que mapeou os locais com maior probabilidade de alagamentos e apontou possíveis soluções a serem desenvolvidas.

Professora Terezinha (PT) lembrou desse trabalho desenvolvido e ponderou que poucas ações foram tomadas. “Claro que estamos tendo chuvas fortes, de um nível não muito comum, em nossa cidade. Mas também muita coisa já poderia ter sido implementada, mas até agora nada foi feito. E lembrando também que aquele projeto foi pago com recurso público. Então é necessário que se pense em colocar em concreto os apontamentos de lá”, refletiu a vereadora.

Profº Saulo (Republicanos) disse que Guarapuava vem demonstrando crescimento em diversas áreas, mas a questão do Plano de Drenagem precisa ser mencionada e efetivada. “Existem situações desconfortáveis que precisam ser tratadas, e uma delas é o plano de drenagem. Recebemos ontem vários vídeos de pontos críticos que nós precisamos fazer alguma coisa”, comentou.

Cris Wainer (PT) mencionou diversos casos de alagamento que aconteceram no domingo, como no bairro Boqueirão, na Vila Bela e no Centro da Cidade. Ela também salientou que é preciso ouvir a população que vem enfrentando esses problemas.  “É importante, além de nós cobrarmos o plano de drenagem, que foi investido recurso público, que está pago e que precisa de uma ação do executivo para que ele se de fato se coloque. Entendendo que é necessário uma ação mais efetiva para algumas situações no nosso municipio”, debateu.

Profª Bia (MDB) foi outra parlamentar que foi a campo ver o impacto das chuvas causadas. Ela relatou na sessão a situação enfrentada por moradores e pediu agilidade da Prefeitura em atender as solicitações feitas. “Inclusive em uma das ruas que nós tivemos tinha uma galeria pluvial e ela estava entupida. Visitando essas pessoas que nos chamaram, precisamos atendê-las e levar a secretaria responsável para que seja feita a limpeza das galerias que já existem e estão obstruídas. A gente pede também que as secretarias nos atendam nesse pedido”, demandou a vereadora.

“Eu também fui acionado para olhar várias ruas. Por incrível que pareça, senhoras e senhores vereadores, minha casa também foi alagada”, compartilhou Wilson Anciutti (União Brasil). Além dele, os vereadores Vardinho (Cidadania) e Marcio Carneiro (Cidadania) também participaram do debate, adicionando informações sobre possíveis ações do Executivo para amenizar os alagamentos.

Criação de Comissão de Assuntos Relevantes será votada amanhã

Diante dos fatos expostos em plenário, o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, sugeriu a vereadora Cris Wainer que apresente um Requerimento pedindo a criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes para se debruçar sobre o Tema. “É muito importante que o Legislativo esteja presente nesse tema que é muito caro para nós e para nossa cidade”, defendeu.

De acordo com o Presidente, a proposta deve entrar em pauta já nesta terça-feira, 27/02. “Na noite de amanhã já vamos votar o requerimento e instituindo a Comissão de Assuntos Relevantes. O município precisa de ajuda para combater os alagamentos e que vamos juntos buscar soluções e financiamentos”, finalizou Pedro Moraes.