Plenário sedia debate sobre Samu regional em Guarapuava

por Imprensa publicado 07/05/2021 14h29, última modificação 07/05/2021 14h29

Prefeitos e Deputados se reuniram nesta sexta-feira, 07 de maio, pela manhã, no plenário da Câmara Municipal com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para debater sobre a implantação de uma unidade do Samu Regional em Guarapuava

Os Prefeitos de municípios da região, incluindo Guarapuava, ressaltaram a importância da estrutura para o atendimento da 5ª Regional de Saúde, que abrange 20 municípios e é a única que ainda não possui a prestação do serviço.

De acordo com o Secretário, o Governo do Estado pretende implantar a unidade e uma das etapas é o pacto com todos os municípios da Regional. “Seguindo a orientação do Governador Ratinho Junior, estamos viabilizando ações em todo o Estado para promover a descentralização da saúde, que é propriamente a regionalização, trazer o serviço para mais perto da casa das pessoas”, disse.

Vereadores de Guarapuava também participaram da discussão e o Presidente, João Napoleão, falou sobre o apoio do Legislativo. “Nos sentimos certamente honrados por ter a oportunidade de sediar e participar deste debate tão importante para a nossa região. A Câmara nos últimos anos tem sido palco de audiências públicas históricas e de grande relevância principalmente para a saúde, e todos os projetos e investimentos que venham melhorar os atendimentos à nossa população, nós Vereadores apoiaremos”, afirmou.

Beto Preto também anunciou o envio de 17 novas ambulâncias para a região: serão 12 de suporte básico e cinco de suporte avançado.

Centro de Especialidades

O Governo do Estado já aportou R$ 10 milhões para a obra do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Os consórcios municipais de saúde, juntamente com a Sesa, estão discutindo o perfil assistencial.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou a relevância da discussão para o fortalecimento regional da saúde. “Não podemos pensar em saúde municipal, precisamos pensar em saúde regional. Contamos com grandes investimentos do Governo do Estado, como o Hospital Regional e o Ambulatório Médico de Especialidades para atendimento aos paranaenses”, destacou.