Paulo Lima conta sobre seus sonhos para sua comunidade

por Imprensa publicado 16/10/2023 14h25, última modificação 09/11/2023 19h13
Em mais uma reportagem especial do dia do vereador, Paulo Lima conta sobre sua trajetória e destaca suas lutas

Apesar de ser seu primeiro mandato, Paulo Lima (Podemos) não é necessariamente um novato no mundo político. São mais de 20 anos de experiência, que o fizeram desenvolver e construir abordagem de proximidade com a comunidade. Agora, ele conduz suas atividades com entusiasmo, e comenta que a experiência nesses quase 3 anos vem superando suas expectativas.

Um fato curioso, é que ele é estreante no Poder Legislativo de Guarapuava, mas já chegou a ser vereador em Campina do Simão, onde residia no início dos anos 2000.  “Então eu sou nascido em Guarapuava, porém minha família na época decidiu morar lá, que era distrito de Guarapuava. A Campina do Simão foi se estruturando e virou município. Na época, tive convite, no ano 2000, a ser candidato e tive a sorte de me eleger pela primeira vez”, recorda.

Por intercorrências da vida, trocou o ex-distrito pela cidade satélite. Por aqui, passou por cargos em importantes órgãos da administração pública, como a Secretaria de Assistência Social e o Procon, onde ficou sete anos.

Seu histórico e trabalho desenvolvido, oportunizaram mais convites para se candidatar ao cargo de vereador, agora em Guarapuava. Ele destaca com orgulho que, apesar de ter sido eleito apenas em 2020, nos pleitos anteriores sempre recebeu mais de 1000 votos. A isso, credita a proximidade com as pessoas, mesmo fora do período de campanha. “Eu tenho o perfil de visitar, eu sempre me organizo e nunca visito menos que 10 famílias por semana. Então eu retomo as visitas as pessoas”, pondera.

Apoio a pessoas

A respeito dos aspectos de destaque de seu mandato, Paulo Lima reforça sua sensibilidade em relação às questões de acessibilidade e apoio às pessoas com deficiência (PCD). Um exemplo disso, foi um requerimento apresentado recentemente para a criação de uma Central de Libras em Guarapuava. Esse é um aplicativo que fornece um intérprete ao usuário, criando uma forma de facilitar o acesso de pessoas surdas a serviços de saúde e órgãos públicos, por exemplo. Dessa forma, é garantido que eles recebam o suporte necessário.

Nesse sentido, ele reforça, que sua experiência pessoal como pai foi importante. “Como eu tive a experiência de ter um filho com deficiência, que faleceu com 18 anos, eu senti na pele a dificuldade na questão da acessibilidade, por ele ter deficiência auditiva e visual. Hoje eu me encontrei nesse público pela forma que eu fui acolhido”, recorda.

Além disso, Paulo Lima destaca por seu compromisso com as áreas sociais, como é o caso das instituições que acolhem usuários de drogas. Ele conta que tem atuado em colaboração com essas entidades, o que resultou em um projeto de lei de sua autoria, que foi aprovado. O intuito foi melhorar a representatividade dessas organizações no Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. Assim será possível garantir uma representação mais equitativa para todos os envolvidos.

Representando o seu bairro

Entre uma das conquistas de seu mandato, também encontram seus maiores sonhos: continuar a melhorar a vida dos moradores do Boqueirão, bairro que ele diz representar. “Claro que a gente é vereador da cidade toda, mas lá foi a localidade que eu tive maior número de votos. Quer dizer que as pessoas confiaram em mim e eu quero corresponder”, comenta.

Ele luta pela construção de uma capela mortuária no bairro Boqueirão, uma demanda que a comunidade tem almejado há pelo menos 20 anos. O vereador acredita que essa iniciativa é fundamental para facilitar o acesso da comunidade a serviços fúnebres e demonstra seu compromisso com atender às necessidades locais.

Além disso, Paulo Lima está comprometido em garantir que todas as ruas de seu bairro tenham asfalto e esgoto. “Embora isso seja uma atribuição do Estado, a gente também pode intermediar e pode correr atrás, cobrar das autoridades. Porque hoje essa questão do saneamento é saúde”, complementa. “Eu quero que na minha cidade e no meu bairro não tenha mais nenhuma rua sem asfalto e sem esgoto”, finaliza.

Essa é uma matéria que faz parte do especial de dia do vereador. Até o final de outubro, o Poder Legislativo de Guarapuava publicará uma série de conteúdos especiais com seus parlamentares.

registrado em: