Novo Comandante do 16° BPM participa de sessão e apresenta plano de gestão

por Imprensa publicado 08/12/2021 15h35, última modificação 08/12/2021 15h33
O Tenente-Coronel Joas esteve na Câmara acompanhado pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira

Atendendo a um convite do Poder Legislativo Municipal, aprovado pelo plenário através de Requerimento, o novo Comandante do 16° BPM – Batalhão de Polícia Militar, de Guarapuava, Tenente-Coronel Joas Marcos Carneiro Lins, participou da sessão ordinária desta terça-feira, 7 de dezembro, para apresentar publicamente o seu plano de gestão. Ele assumiu o comando no último dia 16 de novembro, e esteve na Câmara acompanhado pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Conforme explicou Joas, entre as ações desenvolvidas pela corporação estão apoio a órgãos públicos e privados, a eventos esportivos e religiosos e cumprimento de mandados judiciais, além, naturalmente, dos atendimentos aos crimes e às ocorrências diariamente.

O novo Comandante destacou que fazem parte da sua filosofia de comando: valorização da tropa com resgate da dignidade do policial militar; continuidade às ações emanadas pelos Comandos Geral e Regional; qualificação, treinamento e nivelamento; polícia de proximidade através da Rádio Patrulha; Patrulha Rural Comunitária e Patrulha Maria da Penha, no combate à violência doméstica através de ações com conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura.

O 16° Batalhão abrange 24 municípios, sendo uma extensão territorial de 22.360,961 quilômetros quadrados e uma população estimada em 488.625 pessoas. O efetivo atual é de 379 policiais, com uma defasagem do ideal previsto de 49%.