Nota de pesar pelo falecimento de Gracita Gruber Marcondes

por Imprensa publicado 31/08/2022 17h30, última modificação 31/08/2022 17h33
A professora foi homenageada com o título de Cidadã Honorária de Guarapuava concedido pela Câmara Municipal em 1986

O Poder Legislativo de Guarapuava, através da sua Mesa Executiva e do seu Presidente, Vereador João Napoleão, manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora e historiadora Gracita Gruber Marcondes, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 31 de agosto.
É com certeza um dos grandes nomes entre os estudiosos da história de Guarapuava, tendo dedicado a sua vida à pesquisa e à literatura relacionadas ao assunto, deixando uma contribuição gigantesca aos registros de como tudo começou e como se desenvolveu a terra do lobo bravo.
Gracita foi homenageada com o título de Cidadã Honorária de Guarapuava concedido pela Câmara Municipal em 1986; Foi reconhecida como Professor Emérito da Unicentro; recebeu a Comenda Duque de Caxias; e a Comenda da Ordem do Pelicano conferida pelo Grande Oriente de Guarapuava.
Publicou 11 livros sobre a história de Guarapuava, sendo alguns como co-autora, e foi professora por 53 anos entre os seguintes estabelecimentos: Unicentro, Ginásio Estadual Manoel Ribas (Francisco Carneiro Martins), Professor Amarílio, Visconde de Guarapuava. Em Pitanga, ministrou aulas para o curso primário e foi Oficial Maior do Cartório do Cível e Comércio, e em Irati lecionou no Grupo Escolar Duque de Caxias. Aposentada compulsoriamente aos 70 anos, continuou proferindo palestras e participando de seminários, debates e conferências.
Gracita é filha de Alcides e Olympia Amaral Gruber e nasceu em Irati, Paraná, em 21 de abril de 1924. Realizou o curso secundário no Ginásio Estadual Manoel Ribas, em Guarapuava; a Escola Normal e Curso Técnico de Contabilidade no Colégio Luiz Calderari, em Irati, Paraná. Diplomou-se em Licenciatura Plena, Curso de História, na Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava. Com Cursos de Especialização em História Sócio-Econômica Geral e do Brasil e Metodologia do Ensino Superior.
“É uma grande perda para Guarapuava e nos solidarizamos com familiares e amigos neste momento de dor, ao mesmo tempo em que de forma muito justa exaltamos todo o trabalho e a rica contribuição que a professora Gracita deixa ao nosso município e à história do Paraná. Com certeza inspirou muitas pessoas e foi uma historiadora exemplar”, afirmou João Napoleão.

Foto: Cristiano Martinez / Correio do Cidadão