Neuzi Gonçalves - o caminho das mulheres na política de Guarapuava também passa pela história dela

por Imprensa publicado 29/05/2023 18h40, última modificação 29/05/2023 19h04
A ex-vereadora é uma das homenageadas pela Galeria Lilás, que reconhece a trajetória das mulheres na política guarapuavana

Apesar de serem a maioria do eleitorado, isso não é refletido da ocupação das mulheres nos cargos políticos eletivos. A própria história do Poder Legislativo de Guarapuava mostra isso. Foi só no final dos anos 70 que a primeira vereadora foi eleita.

Por isso, como lembra a vereadora Bruna Spitzner (Podemos), a história de todas que chegaram a esse cargo é importante. “Elas abriram as portas para que estivéssemos aqui hoje” comentou, durante a sessão de segunda-feira, 29/05.

Neuzi Gonçalves

Outra ex-vereadora que relembramos é Neuzi Gonçalves do Nascimento Rogenski. Nas eleições de 2004 ela chegou a receber 1816 votos, sendo a 9ª mais votada naquele ano, mas acabou não sendo eleita por conta do coeficiente eleitoral. Assumiu, como suplente, em 2006, durante 3 meses.

Apesar de sua breve passagem, seu papel foi importante, pois também pavimentou o caminho para que mais mulheres entrassem na política.

Galeria Lilás

O período que Neuzi foi vereadora será lembrado para sempre pela Galeria Lilás. A iniciativa, que reconhece e homenageia a participação das mulheres na política de Guarapuava, será inaugurada amanhã,31/05. A Sessão Solene, que também faz parte das comemorações dos 170 anos do Poder Legislativo, acontece às 18:30, na Câmara Municipal.