Nego Silvio e o trabalho para fazer a diferença na vida das pessoas

por Imprensa publicado 09/10/2023 17h40, última modificação 09/11/2023 19h13
Conversamos com o vereador Nego Silvio (Podemos) que compartilhou como tem sido a experiência de seu mandato até agora. Essa matéria faz parte do especial do dia do vereador

Desde de que assumiu o mandato, em janeiro de 2021, Nego Silvio carrega consigo um propósito: fazer a diferença na vida das pessoas. Para contemplar isso, o vereador se mune de sua trajetória. Afinal, ele não é um estranho na política. Suas experiências atuando como assessor de importantes figuras políticas foi fundamental para moldar seu currículo. Além disso, a formação em Gestão Pública e pós-graduação em Políticas Públicas e Municipalidade também o preparou para entender os processos que regem a administração pública.

Dessa forma, mesmo ao assumir seu primeiro mandato o vereador já sabia os caminhos para efetuar mudanças reais. Mais do que boas intenções, é preciso também ter conhecimento e dedicação.

“É uma realização você com a força do seu trabalho estar contribuindo para melhoria de vida das pessoas. Não conseguimos fazer tudo, mas além de fiscalizar e legislar, com requerimentos, indicações ou até mesmo com contato direto com órgãos municipais, estaduais ou federais, com esforço e dedicação conseguimos mais”, ponderou.

Conhecer a dor da população é combustível

Sua trajetória política começou no bairro onde cresceu, o Concórdia. Foi testemunhando das dificuldades que sua comunidade enfrentava que seu desejo de agir em busca de soluções surgiu. Enfrentando desde a falta de infraestrutura básica até problemas de saneamento, o hoje vereador começou a buscar mudanças. “Você entendendo essa dor, entendendo o que é ir de madrugada pegar um ficha para o filho consultar, ver a falta de iluminação, você vê que você pode, agora, com ação política tentar buscar essas soluções”, pondera.

Desde o início de seu mandato, Nego Silvio sempre buscou trabalhar em conjunto com outros vereadores, priorizando, segundo ele, o bem-estar da comunidade acima de qualquer mérito pessoal.

Um dos Projetos de Lei que destaca é o da Mãe Guarapuava, uma política pública voltada para ensinar técnicas de primeiros socorros para salvar bebês recém-nascidos vítimas de engasgamento.

Outra luta que o vereador encampou foi voltar a conectar o município com o resto do mundo por via aérea. Durante a pandemia, a empresa que fazia o trajeto aéreo diário suspendeu os voos. Com a situação sanitária controlada, Nego Silvio buscou apoio com os pares para mobilizarem a retomada dos voos em Guarapuava.

Servindo de exemplo

Já mais recentemente, uma iniciativa tem chamado a atenção positivamente da população. A mudança nos códigos de condutas, tem acabado com problemas de cabos e fios de energia soltos nos postes da cidade. O projeto pode até virar exemplo para outros municípios. “Estive como de outros vereadores de outras cidades que queriam entrar com iniciativas como essa. É um problema nacional. Então nós daqui dez anos vamos colher o fruto que estamos plantando hoje”, refletiu.

Mas há sonhos para realizar. O vereador conta que seu desejo é a implementação de emendas propositivas no orçamento do Poder Legislativo. Essa seria uma forma de permitir que os vereadores encaminhem recursos para projetos e necessidades específicas da comunidade. ”Eu vejo que para Câmara isso tem um papel fundamental. Os vereadores terão essas emendas poderão destinar da melhor forma a verba”, completa.

Essa reportagem faz parte do especial do dia do vereador. Em outubro, o Poder Legislativo de Guarapuava promove uma série de matérias com os vereadores de Guarapuava.

registrado em: