Moção de Repúdio pela forma da manifestação contra o senador Álvaro Dias é aprovada

por Imprensa publicado 14/04/2014 21h13, última modificação 19/05/2016 07h51
Proposição do presidente Edony Kluber (PSD) foi acatada por maioria de votos

Foi aprovado, por maioria de votos – contrários de Cleto Tamanini (PTC) e Valdomiro Batista (PRB); o Requerimento nº 40/2014, de autoria do presidente da Casa, Edony Kluber (PSD), durante sessão ordinária desta segunda-feira (14). Ele propôs Moção de Repúdio pela forma como ocorreu a manifestação em desagravo ao senador Alvaro Dias, presente na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) para palestrar sobre "Ética na vida pública".

Entre os pontos destacados, Kluber ressaltou que essa iniciativa não se posiciona contra a liberdade dos manifestantes em expressarem seus protestos, mas busca defender o direito de livre pensamento e opinião da liderança; que a Instituição de Ensino é um local para prevalecer o debate de idéias, em alto nível, a livre expressão de quem quer que seja, independente de política partidária; e que tal manifestação não se reflete no sentimento dos guarapuavanos.

“A democracia não se constrói nem amadurece com gritos exaltados de uma parte e silêncio de outra, mas da discussão entre as partes para crescimento conjunto, seja pelo consenso ou pela oposição.”, argumentou Kluber.

Confira a nota na íntegra:

A democracia é pautada pelo respeito à liberdade de pensamento e pelo respeito à liberdade de expressão de todos os cidadãos, sem exceção. Assim, essa moção não se posiciona contra a liberdade dos manifestantes em expressarem seus protestos ou em os pautarem por quaisquer posicionamentos que adotem. Não nos cabe recriminar o direito de quem quer que seja de expor sua opinião em qualquer situação, mas é nossa responsabilidade, como Vereadores eleitos pelo povo para trabalhar pelo Estado democrático de direito, defender também o direito do Senador Álvaro Dias à sua liberdade de pensamento e de expressão.

O agravante desse lamentável ocorrido é que o referido Senador foi convidado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO para uma conferência sobre "Ética na vida pública". Uma Universidade pública, cuja gratuidade foi instituída pela Lei nº 9.295, de 13 de junho de 1990, sancionada pelo então Governador do Estado do Paraná, Álvaro Dias, hoje Senador, e que lamentavelmente foi barrado em seu direito de fala na mesma Universidade.

O nosso entendimento é que a Universidade é um local onde deve prevalecer o debate de ideias em alto nível, a livre expressão de quem quer que seja, independente de política partidária. A democracia não se constrói nem amadurece com gritos exaltados de uma parte e silêncio de outra, mas da discussão entre as partes para crescimento conjunto, seja pelo consenso ou pela oposição.

É isso que defendemos, e por isso repudiamos qualquer ato que afronte o diálogo e a liberdade, porque o direito de uns termina onde começa o de outros. O fato ocorrido na Unicentro não representa o sentimento da população Guarapuavana, que reconhece o trabalho realizado como Senador da República questionando o que acha incorreto nas ações do Governo Federal, representando com dignidade e defendendo o Estado do Paraná no Congresso Nacional. Que esta manifestação ocorrida lhe sirva de estímulo para continuar apontando novos caminhos para a Política do Nosso Estado e do Brasil.