Marli Rosa - quebrando tabus

por Imprensa publicado 28/05/2023 17h37, última modificação 28/05/2023 17h37
A segunda vereadora de Guarapuava fala sobre as dificuldades de seu mandato e o orgulho de ver a participação feminina aumenta na política

A voz da amiga do Rádio de toda Guarapuava ressoou em um local diferente durante um período dos anos 1990. Foi na tribuna do Poder Legislativo de Guarapuava onde também era possível ouvir Marli Rosa, a segunda vereadora da história da cidade.

Ela, inclusive, não esconde o sentimento ao lembrar do momento de sua diplomação, em 1993. “Vem aquela emoção… De você orgulhar a tua mãe, a tua família. Teve um momento aqui no Edifício Nossa Senhora de Belém e outro lá na frente da Prefeitura. Foi muito emocionante aquele dia”, recorda.

A passagem de Marli Rosa pela Câmara de Vereadores marca duas importantes mudanças. Primeiro, ao ser eleita em 1992, quebrava um período de quase 15 anos sem uma vereadora mulher. Além disso, como ela lembra, não se costumava ver radialistas sendo eleitos.

Esse cenário contribuia um pouco para aumentar o peso sobre seus ombros. "Fazia muitos anos que não elegiam uma mulher, tanto é que eu era a segunda na história da política. E nem radialista, era mais um tabu. E eu quebrei os dois. Então eu me sentia assim ‘puxa, que responsabilidade"', recorda.

Época impiedosa com as mulheres

Marli Rosa lamenta que durante seu período como vereadora tenha lhe faltado a maturidade que tem hoje. Ela acredita que tenha entrado muito jovem no legislativo. Além disso, a visão que imperava na sociedade de 30 anos atrás não ajudava. “O século XX foi muito impiedoso com as mulheres. Se você usava uma roupa, se você falava algo, era muito julgada. E como eu era muito menina, tinha 28 anos, me afetava, me preocupava”.

Esses fatos, porém, não a impediram de trabalhar e representar as mulheres guarapuavanas. Ela recorda que se formava uma fila de pessoas na porta da rádio em que trabalhava na época, buscando seu apoio nas mais diversas demandas.

Ser a segunda vereadora da história também ajudou a pavimentar o caminho para que mais mulheres participassem. Com orgulho é que Marli Rosa acompanha a caminhada de quem a sucedeu. “As mulheres que já estiveram depois de mim, as mulheres que estão agora, elas estão fazendo um papel muito bonito. Eu como mulher estou muito orgulhosa delas e quero parabenizá-las”, compartilha.

Por mais mulheres na política

A ex-vereadora não só incentiva a participação feminina em cargos de liderança, como também pede apoio a todas as mulheres para que isso ocorra cada vez mais. “Se mulheres votassem em mulheres, nós teríamos muito mais representantes, não só aqui em Guarapuava, mas na política a nível nacional”, pondera.

Para ela, isso é especialmente importante não só pela representativa, mas pela empatia. Desde seu tempo de mandato, notava que era muito mais fácil para a população feminina procurar uma vereadora com suas demandas, do que um homem.

Marli Rosa não acredita, porém, que isso signifique que um gênero deva ter vantagem sobre outro ou que deva ser desprezado. “Eu acredito na igualdade da mulher. Ela não está na frente nem atrás, ela está ao lado de um homem”, explica a ex-vereadora e radialista.

Galeria Lilás

Como forma de celebrar seus 170 anos e também destacar a presença feminina na política guarapuavana, o Poder Legislativo Municipal inaugura nesta quarta-feira, 31/05, a Galeria Lilás.

A sessão solene de inauguração, aberta à comunidade, ocorre no plenário da Câmara de Vereadores. Além disso, pode ser acompanhada pela transmissão na TV Câmara e pelo canal do Poder Legislativo no YouTube.