Maio Furta-cor: campanha é tema de apresentação em sessão do Poder Legislativo

por Imprensa publicado 31/05/2023 13h55, última modificação 31/05/2023 14h06
A atenção à saúde mental de mães foi comentada por convidadas. Sessão desta terça-feira, 30/05, ainda contou com uma série de homenagens

Um momento para olhar para a saúde mental materna. É assim que pode ser definida a campanha Maio Furta-cor, que acontece em todo Brasil desde 2021.  E foi justamente para falar das ações realizadas nesse ano, bem como aprofundar o tema, que o Poder Legislativo recebeu a psicóloga Talita Abreu, e a fundadora do grupo Ciclos Mulheres Sementes Guarapuava, Bruna Kryss Ferreira.

Uma das oradoras da noite, Talita Abreu, disse que o espaço para abordar sobre saúde mental materna na sessão é uma oportunidade de levar a conscientização a mais pessoas. Ela destacou que o conhecimento sobre o tema é essencial para que o problema seja abordado da maneira correta. “É maravilhoso pelo fato de que várias outras pessoas vão se conscientizar a respeito disso. Até então isso era vista como uma mãe que estava reclamando. Mas na verdade essa reclamação pode ter um fundo emocional, pode se transformar numa doença futura”, explicou a psicóloga.

Quem também contribuiu foi Bruna Kryss, que compartilhou sua experiência pessoal, além de destacar a importância da campanha Maio Furta-cor. “A saúde mental materna é um tabu, não é um assunto muito discutido. Eu gostaria de ressaltar a importância de falar disso para que as pessoas não discutam isso só quando ficarem doentes, ou conhecerem alguém doente. Muitas mães não têm acesso a um tratamento, fica em casa abatida, triste”, ponderou.

Autora do requerimento que convidou Talita e Bruna, a vereadora Bruna Spitzner (Podemos), também somou ao debate. “Uma a cada quatro mulheres sofre depressão pós parto. E a sobrecarga materna aumentou drasticamente durante a pandemia”, comentou.

Maio Furta-cor se tornará uma política pública

Durante a sessão, também foi votado o Projeto de Lei (L) 32 de 2003, que institui no mês de maio, o evento ‘Maio Furta-cor’, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. “Com isso visamos realizar ações em nosso município para que a gente consiga acolher essas mulheres, instruir suas redes de apoio e evitar a sobrecarga materna”, destacou a vereadora.

O Projeto de Lei 32 de 2023 foi aprovado, em primeira votação, por todos os vereadores presentes.

Noite marcada por homenagens

A sessão também contou com a concessão de uma série de homenagens, que foram distribuídas na forma de moção de aplausos e congratulações.

O primeiro homenageado foi o autor e professor Fábio Primak, que também é membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC). A autoria do requerimento de moção foi Profº Saulo (Republicanos).

O vereador também homenageou, com a Moção de Aplausos e Congratulações, a empresa CERCOPA, por seus 28 anos de atividades de apoio ao pequeno produtor rural.

Além disso, Profº Saulo também entregou homenagens aos atletas, Emmanuel Luiz de Freitas Loiola, campeão Pan-americano de Kickboxing, e Adilson Rodrigues Pulga, que foi campeão e vice-campeão em duas categorias diferentes  da Copa do Brasil de Squash.

Também receberam a Moção de Aplausos e Congratulações às professoras Marilze de Fátima Weber, do CMEI Acyr Loures Pacheco, e Terezinha Adriana D’oliveira Custódio, da escola Dom Bosco, além do professor Jeferson José Turkiewicz, da Escola do Campo Professor Maack.

De autoria da vereadora Cris Wainer (PT), a homenagem reconhece a indicação dos docentes ao prêmio Educador Transformador 2023.