Legislativo presta homenagem à Unicentro por seus 30 anos

por Imprensa publicado 15/06/2022 18h42, última modificação 15/06/2022 18h42
A homenagem se justifica pela relevância da universidade no cenário municipal, já tendo formado mais de 33.000 profissionais

A sessão desta terça-feira, 14 de junho, teve, além das discussões e votações de projetos, uma importante homenagem prestada por parte do Poder Legislativo Municipal. Foi entregue uma Moção de Aplausos e Congratulações à Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste pelos seus 30 anos, completados no ano de 2020.

A homenagem se justifica pela relevância da universidade no cenário municipal, “em reconhecimento, respeito, comemoração e motivo de orgulho de termos em nossa cidade uma das mais importantes instituições públicas de ensino superior do Estado do Paraná”, conforme destacam os autores da proposição, Vereadores Pedro Moraes, Professora Terezinha e a então Vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas.

A Unicentro foi criada em 1990 a partir da unificação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, de Guarapuava, e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras, de Irati, e já formou mais de 33.000 profissionais.

Para graduação, oferta hoje 42 cursos distintos na modalidade presencial, com mais de 60 ofertas, e 4 cursos na modalidade à distância. Em 2023 iniciarão, ainda, as aulas do tão esperado curso de Direito.

Os cursos presenciais são ofertados, além de Guarapuava e Irati, nos campi avançados de Prudentópolis, Pitanga, Coronel Vivida e Chopinzinho. Já os cursos à distância estão em 42 polos do Paraná.

Oferta 17 cursos de mestrado e 7 doutorados. Também são ofertados os cursos de aprimoramento em Medicina Veterinária e os programas de residência médica, multiprofissional e urgência e emergência. Atualmente estão em desenvolvimento 492 projetos de pesquisa, contando com 919 estudantes de iniciação científica e tecnológica.

Assim, de acordo com os autores da homenagem, “a Unicentro demonstra o seu comprometimento com o desenvolvimento da sociedade paranaense e brasileira, sendo merecedora deste justo reconhecimento”.

Estiveram presentes para receber a Moção o reitor, Fábio Hernandes, e o vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas.