Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Legislativo aprova doação de terreno para construção do Condomínio do Idoso em Guarapuava

Legislativo aprova doação de terreno para construção do Condomínio do Idoso em Guarapuava

por Cristina Imprensa publicado 05/11/2021 18h40, última modificação 05/11/2021 18h37
O imóvel tem 20 mil metros quadrados e deverá abrigar 40 unidades habitacionais, a serem construídas pela COHAPAR num investimento de R$ 3,8 milhões

O plenário votou e aprovou em segunda discussão o projeto de lei ordinária 29/2021, de autoria do Prefeito, Celso Góes, que autoriza o Poder Executivo a doar área de terra de sua propriedade à COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná) para construção de casas do programa Condomínio do Idoso.

O imóvel em questão tem uma área de 20 mil metros quadrados, fica no bairro Boqueirão e deverá abrigar 40 unidades habitacionais, a serem construídas pela COHAPAR num investimento de R$ 3,8 milhões.

Voltado a idosos com renda de um a seis salários mínimos, o programa prevê a construção de um condomínio horizontal fechado com infraestrutura que inclui praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.

Como parceiro, o município, além de doar o terreno, será responsável pela prestação de serviços básicos de saúde e assistência social no local.

“Como o avanço da medicina e de outras ciências, a expectativa de vida aumenta a cada ano, onde pessoas que fazem parte da chamada terceira idade, passam a viver por mais tempo com mais saúde e qualidade de vida. De acordo com dados do IBGE, o número de pessoas com 65 anos ou mais deve beirar algo em torno de 60 milhões, ou seja, 27% do total da população, por volta do ano 2060. Diante disso, serão necessárias cada vez mais opções de moradias específicas para idosos, os quais, hoje em dia, fazem questão de manter a individualidade, privacidade e a sua independência”, justifica o autor da proposição.