Legislativo aprova doação de terreno para construção do Condomínio do Idoso em Guarapuava

por Imprensa publicado 05/11/2021 18h40, última modificação 05/11/2021 18h37
O imóvel tem 20 mil metros quadrados e deverá abrigar 40 unidades habitacionais, a serem construídas pela COHAPAR num investimento de R$ 3,8 milhões

O plenário votou e aprovou em segunda discussão o projeto de lei ordinária 29/2021, de autoria do Prefeito, Celso Góes, que autoriza o Poder Executivo a doar área de terra de sua propriedade à COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná) para construção de casas do programa Condomínio do Idoso.

O imóvel em questão tem uma área de 20 mil metros quadrados, fica no bairro Boqueirão e deverá abrigar 40 unidades habitacionais, a serem construídas pela COHAPAR num investimento de R$ 3,8 milhões.

Voltado a idosos com renda de um a seis salários mínimos, o programa prevê a construção de um condomínio horizontal fechado com infraestrutura que inclui praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.

Como parceiro, o município, além de doar o terreno, será responsável pela prestação de serviços básicos de saúde e assistência social no local.

“Como o avanço da medicina e de outras ciências, a expectativa de vida aumenta a cada ano, onde pessoas que fazem parte da chamada terceira idade, passam a viver por mais tempo com mais saúde e qualidade de vida. De acordo com dados do IBGE, o número de pessoas com 65 anos ou mais deve beirar algo em torno de 60 milhões, ou seja, 27% do total da população, por volta do ano 2060. Diante disso, serão necessárias cada vez mais opções de moradias específicas para idosos, os quais, hoje em dia, fazem questão de manter a individualidade, privacidade e a sua independência”, justifica o autor da proposição.