Lançamento do SARA 2.0 conta com participação do Poder Legislativo

por Imprensa publicado 20/11/2023 17h17, última modificação 20/11/2023 17h17
Além da apresentação de novas funcionalidades, computadores e impressoras portáteis foram entregues para as UBSs de Guarapuava

O Teatro Municipal recebeu nesta segunda-feira, 20/11, o lançamento da nova versão do aplicativo da Secretaria Municipal de Saúde, SARA 2.0. O evento contou com a presença de autoridades e servidores municipais e marcou um novo momento nos atendimentos digitais.

O Poder Legislativo acompanhou a solenidade. O Presidente Pedro Moraes esteve acompanhado dos vereadores Paulo Lima (Podemos), Nego Silvio (Podemos), Cristóvão da Cruz ( Democracia Cristã),  Márcio Carneiro (Cidadania), Cesinha Malusa (Podemos) e o presidente da comissão de saúde e assistência social da câmara, Gilson da Ambulância (Solidariedade).

Novas funcionalidades

Nessa nova versão da plataforma digital, os usuários terão disponíveis novas funções, como:

• Agendamentos;

• Consultas online;

• Atestado de vacinação;

• Call center;

• Atendimentos de enfermagem e psicologia (critérios específicos);

• Agendamento de preventivos procedimentos;

• Atestado de vacinação direto no app;

• Escala M-CHAT para rastreamento de autismo;

• Projeto mães em rede (grupos de atendimento remoto a gestantes).

E para fortalecer os atendimentos, o lançamento da SARA 2.0 também contou com entrega de novos equipamentos para  as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foram novos notebooks para todas as UBSs, além de impressoras portáteis para as unidades do interior.

Inovação para melhorar os atendimentos

As novidades implementadas representam uma melhoria nas condições de atendimento aos usuários, lembrou a Secretária Municipal de Saúde, Chaiane Andrade. “Melhorar a condição do usuário, melhorar a condição de ele estar em contato com as unidades de saúde e estar mais próximos de nós através dessas ferramentas que pudessem trazer conforto para a população”, explicou.

Nesse sentido, o Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, comentou sobre o potencial que a remodelação da SARA permite a diminuição das filas.  “Se tiver, usando o Sarah 2.0, será atendida de qualquer maneira, sem ter que ir embora, sem uma resposta, sem uma acolhimento. Mas isso só é possível com o profissionalismo, ajuda e sensibilidade de vocês”, ponderou o Chefe do Executivo.

O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, também reforçou a importância de todos ligados à Saúde Municipal. Ele também se disse um entusiasta da inovação e da tecnologia. “Que alegria poder estar aqui vendo que a saúde guarapuavana está se alinhando com isso. Mas nada adianta a tecnologia e inovação se não estivermos conectados com cada servidor e servidora da nossa saúde atendendo, acolhendo a nossa população, aqueles que mais precisam”, comentou o vereador. Ele também parabenizou os colaboradores da Saúde que enfrentaram desafios durante e após a pandemia. “Viva a SARA, mas viva sobremaneira cada servidor e servidora da saúde que faz o trabalho humano aliado à tecnologia e aliado à inovação”, concluiu.