Laboratório devera ser credenciado para exames de colo de útero e H.S.T é credenciado para cirurgia bariátrica

por Administrador publicado 04/09/2012 16h16, última modificação 19/05/2016 07h50

A Vereadora Maria Jose(PSDB) em seu pronunciamento na tarde de hoje(06) destacou o trabalho do Deputado estadual Bernardo Ribas Carli que propôs ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, o credenciamento de um laboratório de Guarapuava para a realização de exames de colo de útero.Segunda a Vereadora são realizados em média 1200 exames preventivos de câncer de colo de útero, que são enviados para a cidade de Apucarana e os resultados demoram cerca de 60 dias para serem informados aos pacientes.De acordo com a Vereadora após o credenciamento de um laboratório na cidade,o resultado devera sair em menos de uma semana e se o resultado for positivo,o tratamento poderá ser iniciado imediatamente ,já que se o câncer de colo do útero for diagnosticado no seu inicio ,a chance de cura é de 100%.

A Vereadora também informou que Governo do Estado homologou o credenciamento do Hospital Santa Tereza para realizar cirurgia bariátrica.Ela disse que graças a sensibilidade do Secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto e luta do Deputado Bernardo Carli,foi possível mais esta conquista para o nosso município.

A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia da obesidade ou redução do estômago, é destinada ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.

Em alguns casos mais graves, as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas são impossíveis de serem implementadas. Nestas situações, apenas uma intervenção médica mais efetiva, como a cirurgia bariática (cirurgia para redução do tamanho do estômago), deve resolver o problema. A maioria desses casos são aqueles em que o índice de massa corporal (IMC) atinge valores superiores a 40 kg/m².

Existem dois tipos de cirurgia bariátrica. No primeiro, em que há redução do tamanho do estômago, existem três variações denominadas: banda vertical ajustável, gastroplastia vertical, gastroplastia vertical com by-pass em y de Roux. Esta última, também chamada Capella ou Fobi-Capella, é a mais utilizada e foi desenvolvida por cirurgiões. Além da restrição causada pela diminuição do volume do estômago, ocorre uma pequena disabsorção dos alimentos, porque eles deixam de passar pela primeira parte do intestino delgado.

O segundo tipo é a cirurgia disabsortiva (ou Derivação bilio-pancreática), chamada de cirurgia de Scopinaro. Neste caso, o paciente terá mais liberdade de comer maior quantidade de alimentos, já que não há grande diminuição do estômago, que fica com 2/3 do seu tamanho original. O que é feito aqui é um grande desvio do alimento, que vai para o intestino grosso.

Estes pacientes submetidos à gastroplastia redutora devem ser acompanhados, recebendo orientações específicas para elaboração de uma dieta equilibrada.

Fonte:Tonico de Oliveira(ASSESSOR DE IMPRENSA)