Joel Barbosa - representação comunitária no Legislativo

por Imprensa publicado 16/10/2023 14h30, última modificação 09/11/2023 19h13
Com estreita ligação com o bairro Xarquinho, ele comenta sobre como sua experiência de líder comunitário o levou ao cargo que ocupa hoje. Essa é mais uma matéria da série especial do dia do vereador

É com grande grande otimismo e satisfação com sua atuação que Joel Barbosa (Solidariedade) encara os quase 3 anos de seu primeiro mandato no Poder Legislativo de Guarapuava. Um período marcado por lutas por maior representatividade de sua comunidade, o Bairro Industrial, popularmente conhecido como Xarquinho.

O vereador também destaca a importância do apoio que recebeu na Câmara, desde a equipe de suporte técnico até os colaboradores. Isso tem sido importante para o que vem sendo desenvolvido. “Sei que na política eu não iria e não pretendo conseguir nenhum milagre, mas dentro do meu estilo de trabalho, dentro das minhas características, eu tenho conseguido produzir os resultados que eu espero”, avaliou.

Pelo Bem Comum de sua comunidade

Segundo Joel Barbosa, ele busca manter o estilo de atuação semelhante ao que desempenhava como presidente da Ambix, a Associação de Moradores do Bairro Industrial Xarquinho. Em seu modus operandi está correr atrás das demandas da comunidade, interagindo com autoridades locais e trabalhando para solucionar problemas na região. “Então o maior legado que eu vou deixar talvez seja esse, um vereador que vem da luta na associação de moradores e que continuou fazendo isso de uma forma mais eficaz”, projeta.

Nesse sentido, um dos destaques de seu mandato é o "Gabinete Itinerante", um projeto que visa aproximar o vereador da população e não fugir das responsabilidades com a comunidade. Todas as quartas-feiras à tarde, ele e sua assessoria atendem na Associação de Moradores do bairro, fornecendo informações, acolhendo e encaminhando demandas dos cidadãos.

Essas características talvez sejam fruto da origem de sua caminhada política. Joel Barbosa é mais um integrante do legislativo oriundo do Projeto Pelo Bem Comum, iniciativa de algumas das paróquias de Guarapuava, e que conseguiu eleger outros representantes de diferentes localidades para o cargo de vereador, como por exemplo, as ex-vereadoras Eva Schran e Nerci Guiné.

Exemplo comunitário

Outra ação importante mencionada por Joel Barbosa é a Horta Comunitária, que teve origem em uma conversa com uma líder comunitária. Graças a articulação de apoio junto a Secretaria de Agricultura e à mobilização da comunidade, o projeto se tornou um modelo de sucesso, inspirando ações semelhantes em outros bairros de Guarapuava. “Sinto-me muito orgulhoso porque saiu de uma conversa, de uma visita ao meu gabinete itinerante, da senhora Maíra Chiaranda Bartolomeu, e a partir dali foi dada sequência”, lembra.

Quanto ao futuro, o vereador expressou a vontade de continuar trabalhando em projetos para a comunidade do Xarquinho, incluindo a construção de um parque ambiental. No entanto, ele não tem planos de buscar uma longa carreira política, de modo que o seu principal desejo mesmo, é criar uma base de lideranças locais, incentivando a próxima geração a se envolver na política e a continuar o trabalho iniciado por ele.

Essa é mais uma matéria que faz parte do especial do dia do vereador, celebrado em 01/10. Para marcar a data, estamos realizando uma série de reportagens especiais sobre a trajetória de nossos parlamentares.

registrado em: