IZABEL DE OLIVEIRA PACHECO AGORA É O NOME DO CMEI DO ALTO CASCAVEL

por imprensa — publicado 16/05/2019 13h50, última modificação 16/05/2019 13h50

Aprovado em segunda discussão e votação, na sessão deste dia 13 de maio, o Projeto de Lei Ordinária (L) nº 31 de 2019, de autoria do vereador Gilson da Ambulância, que denomina o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Alto Cascavel de Izabel de Oliveira Pacheco, que faleceu em 4 de abril de 1993.
A senhora Izabel de Oliveira Pacheco foi uma das mais antigas moradoras do bairro Alto Cascavel. Nasceu e viveu ali durante os seus 70 anos.
Em sua casa humilde, com poucos recursos, criou seis filhos e abrigava pessoas que passavam. O propositor conta, que era respeitada na região, principalmente, pelas pessoas carentes. “Os andarilhos procuravam sua casa para ter um lugar para pernoitar, ela havia construído um galpão para dar abrigo aos muitos que não tinham dinheiro para pagar por hospedaria. Dava alimento, abrigo para que mais tarde pudessem seguir seu destino. Era reconhecida pela sua bondade e vontade de ajudar as pessoas”.
Dona Izabel desenvolvia projeto social com as crianças e as encaminhava ao professor Pedro Itararé. “Incentivando sempre as crianças para que pudessem estudar e ter um futuro melhor. No mês de outubro, Dia das Crianças, fazia festa para todos os carentes. Também cuidadas dos filhos para os pais poderem trabalhar”, destaca Gilson da Ambulância.
Não só cuidava dos mais pequenas, fazia muito pelos moradores do bairro e, também, pelos que passavam e buscavam por ajuda. “Durante sua trajetória de vida muito fez pelas pessoas que ali moravam e outros que necessitavam de ajuda. Todos os moradores mais antigos conheceram a Dona Izabel, como era chamada, e sempre têm uma história para contar”.
Izabel de Oliveira Pacheco foi casada com o senhor Sebastião Pacheco. Dois seis filhos, hoje apenas dois estão vivos, Joarez Antônio Pacheco, com 62 anos, e Cirene Pacheco, com 78 anos, ambos ainda vivem no bairro.